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    Hospital em São Paulo automatiza circulação de informações entre médicos e funcionários

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    Localizado na Rua Borges Lagoa, entre as avenidas Ibirapuera e Rubem Berta, próximo ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos é um dos maiores organizações médico-hospitalares do país. Conta com 1.485 funcionários (entre efetivos e terceirizados) e um espaço de 25 mil metros quadrados onde funcionam serviços de internação, consultas médicas de especialidades e pronto socorro, centro cirúrgico e estrutura de medicina diagnóstica.
    Ao longo dos últimos anos, o hospital vem passando por um progressivo processo de melhorias, que contempla modernizações físicas e tecnológicas, com o objetivo de oferecer um atendimento de alto padrão a seus pacientes. Entre as melhorias está a aquisição da solução WWHealth, um sistema para armazenamento organizado da história clínica de um paciente e ferramenta de auxílio às atividades assistenciais.
    A solução foi desenvolvida pela WW8, que em 2010 firmou parceria com a Vikam Corporation para comercializar e prestar serviços de consultoria e implantação.
    Osmar Antônio dos Santos, gerente executivo de TI do Hospital Edmundo Vasconcelos, explica que com o sistema clínico-assistencial os colaboradores ganharam mais autonomia. “Um exemplo é que agora os médicos não precisam ligar para a recepção para saber se o paciente já chegou ou então esperar a recepção enviar o prontuário para começarem a assistir o paciente, proporcionando assim, uma liberdade maior.”
    Outra mudança considerada importante para o gerente é que os médicos conseguem interpretar o que foi escrito no atendimento anterior. Ele informa que havia uma dificuldade muito grande em entender os relatórios escritos por outros médicos, anteriormente. O que é comum na profissão. Agora, a informação chega de forma organizada, clara e padronizada. “Isso acaba com o problema da perda de tempo e torna o atendimento muito mais ágil e preciso”, pontua.
    A instituição afirma que não existia uma perda considerável de produtividade, as dificuldades cotidianas, e os ganhos que seriam obtidos foram as principais responsáveis pela implantação do novo sistema. Um dos pré-requisitos exigidos para a escolha da solução era que não fosse necessário alterar as plataformas de hardware e software para receber o novo sistema. Então, foi realizada uma série de pesquisas e o hospital considerou que o sistema apresentado pela Vikam era, no mínimo, igual a outras internacionalmente comercializadas, já sendo cliente da empresa a instituição resolveu adotar o sistema.
    Implantação rápida
    O projeto teve início em maio de 2010, como um piloto. Depois de devidamente avaliado e aprovado, foi iniciada a implantação no ambulatório, recém-finalizada em janeiro. Já as demais áreas do hospital serão implementadas em cerca de três meses. Ao todo, 21 profissionais da Vikam foram dedicados exclusivamente ao projeto, realizando treinamentos e suportes aos usuários.
    A prioridade do hospital nos próximos dois anos é consolidar a implantação do sistema assistencial e ter todas as áreas integradas. “Queremos que o sistema funcione naturalmente, onde os profissionais da instituição tenham o sistema como uma ferramenta de trabalho de fácil utilização e imperceptível no seu cotidiano”, completa Santos.
    Segundo a direção da instituição, o retorno foi imediato, principalmente quanto a precisão e agilidade no tramite das informações. “Os ganhos são imediatos, logo nos primeiros dias da implantação do sistema WWhealth observou-se a grande aceitação por parte de todo o corpo clínico. Cada médico que passa a utilizar o sistema gera um ganho, não apenas para ele como profissional, mas também para a instituição e, principalmente, para o paciente” finaliza o gerente de TI.

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