Publicidade
Início Notícias Comunicações Abrint: MCom negocia linha de crédito do BID para provedores

Abrint: MCom negocia linha de crédito do BID para provedores

0
Publicidade

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do 14º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), ocasião que anunciou que está negociando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID uma linha de crédito de US$ 100 milhões subsidiado para os provedores de Internet.

Também confirmou que pela primeira vez em seus 23 anos de criação, o FUST – fundo do desenvolvimento das telecomunicações –  liberou RS 2 bilhões através de do BNDES para fomentar a  melhoria de qualidade de redes e expandir a conectividade em escolhas públicas e postos de saúde.

Segundo o ministro “dados de pesquisa mostram que quase 20% da população ainda não acessa a internet. Os pequenos provedores exercem um papel importante no nosso país e não tenho dúvida alguma que eles serão grandes parceiros para que a gente leve essa conectividade para aquelas regiões rurais remotas, distantes, e supere esses desafios de levar essa inclusão digital para esses brasileiros que ainda não estão conectados”, completou.

O ministro antecipou disse anda que em breve o MCom e o Ministério de Minas e Energia vão publicar portaria sobre uma política pública para o compartilhamento de postes no país.

Uma resolução vem sendo elaborada pela Anatel e Aneel para regulamentar o setor e resolver definitivamente a questão. Na última semana, MCom e MME declararam apoio à iniciativa conjunta das Agências para gestão compartilhada de postes. Um grupo de trabalho também está analisando as contribuições recebidas pela Consulta Pública nº 73/2021, de subsídios para Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) e de aprimoramentos da regulamentação relativa ao compartilhamento de infraestrutura entre os dois setores.

Segundo Mauricélio Júnior, presidente da Abrint,  “a missão da entidade é clara e precisa ser dita: representar e desenvolver os provedores de internet no Brasil. Para isso temos um trabalho institucional muito forte e essa convivência é uma verdadeira arte. Ela combina conhecimento com respeito, equilíbrio com confiança. A nossa história vem de perdas e glórias e a única certeza que temos é que o movimento é constante.

“O legado dos provedores brasileiros é único: somos responsáveis por mais da metade de todas as conexões banda larga do país. Nossas redes de fibra mudaram o patamar da conectividade nacional, inclusive naquelas áreas que parecem ser esquecidas e isoladas”, ressaltou o executivo em seu discurso de abertura do evento, que prossegue até sexta-feira, 26.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile