Apesar de pesquisa mensal da comScore apontar uma ligeira queda, de maio para junho, no número de acessos registrados pela ferramenta de busca do Google nos Estados Unidos, no Brasil o quadro não é o mesmo. Segundo a Predicta, consultoria especializada no gerenciamento e otimização de estratégias de marketing on-line, o Google continua ganhando terreno no país.
Os dados divulgados pela comScore registraram que, de maio para junho, o Google sofreu ligeira queda no número de acessos no segmento de buscas na web, beneficiando seus principais competidores – Yahoo e Microsoft. Segundo a pesquisa, nos EUA o Google caiu de 61,8% em maio para 61,5% no mês passado. No mesmo período, o Yahoo ganhou 0,3 ponto percentual chegando a 20,9% em junho, enquanto a Microsoft saltou 0,7 ponto percentual, totalizando 9,2% de mercado no mesmo período.
Já a análise feita pela Predicta, que monitora a navegação das visitas realizadas a diversos sites e portais, no mercado brasileiro o Google teve crescimento no total das buscas que originaram acessos aos sites e portais analisados, à custa dos seus maiores concorrentes.
Segundo a consultoria, na categoria notícias e esporte, por exemplo, o Google subiu de 86,9% para 89,9% das buscas, ao passo que o Yahoo, que em maio tinha 5,3%, caiu 1,2%. Já a Microsoft, que tinha 2,4%, caiu 0,4%, nesse período. Já a soma dos principais buscadores nacionais apresentou queda no período, passando de 5,2% para 3,8% das busca totais.
Segundo Fred Pacheco, gerente de business intelligence da Predicta, a diferença pode ser considerada pequena, mas não se pode desconsiderar o comportamento do usuário de internet no Brasil, que segundo números divulgados pelo Ibope/NetRatings navega em média mais que em países como EUA e Japão. “Essa informação torna-se extremamente estratégica para o Google, já que os concorrentes vêm se empenhando para ganhar terreno no segmento de buscas no mercado brasileiro”, analisa o executivo.
Os dados foram mensurados a partir da ferramenta de Web Analytics Predicta Atmosphere, que fornece informações sobre o comportamento de navegação, audiência e segmentação de usuários.