As operadoras de telefonia local e de longa distância na América Latina enfrentam a crescente competição com os serviços de voz sobre IP (VoIP), que vêm se popularizando devido a seu baixo custo e ao aumento do uso de banda larga e dos serviços triple play, que englobam banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura.
Para alavancar a tecnologia no mercado, os provedores de serviços VoIP, fixo e móvel, precisam garantir eficiência operacional e qualidade de serviço, além de distribuição abrangente e promoção de estratégias, conforme indica estudo realizado pela Frost & Sullivan, empresa de consultoria e pesquisa de mercado.
A consultoria estima que os serviços de VoIP no mercado latino-americano, que no ano passado movimentaram US$ 72,3 milhões, cheguem a U$ 625,9 milhões em 2012. “O crescimento do VoIP e da telefonia IP é um dos principais fatores para a queda de 2,8% por ano no faturamento de ligações locais e de 7,9% no de ligações de longa distância no Brasil, estimada para os próximos seis anos”, observa José Roberto Mavignier, analista de Indústria da Frost & Sullivan. “Avaliando as respostas do consumidor final, a redução de custos foi o fator mais relevante apontado para o crescimento do uso de VoIP no Brasil”.
Ele diz que, como os consumidores e as empresas da América Latina confiam na comunicação de voz e são sensíveis a preço, as tecnologias convergentes como VoIP, telefonia IP e ofertas fixo-móvel estão ganhando mercado, reduzindo assim o faturamento das operadoras na região. "Além disso, uma nova geração de provedores como as empresas de internet, TV a cabo e operadoras-espelho com novos modelos de negócios estão lançando produtos que substituem os serviços tradicionais de voz", salienta Mavignier.
Segundo o analista, a falta de uma regulamentação, o pouco conhecimento dos usuários, a baixa qualidade das ligações e o quase inexistente esforço pré-venda ainda torna difícil para os provedores VoIP aumentar sua participação na receita de serviços de voz na América Latina. "Proporcionar um melhor entendimento dos aspectos técnicos e operacionais aos clientes e um eficiente suporte de pré-venda com pontos de venda físicos, atendimento ao assinante e novos serviços serão cruciais para tornar o VoIP mais atrativo ao mercado latino-americano", diz Mavignier, acrescentando que, além disso, a qualidade das ligações precisa ser perfeita para atrair e fidelizar os usuários de telefones fixos.
O estudo da Frost & Sullivan observa que, embora seja difícil para os provedores de VoIP menores competir com as grandes incumbents, eles terão sucesso se combinarem a agilidade de suas pequenas operações com estratégias inovadoras de negócios, que devem ajudá-los a dar esse passo à frente.
Tais estratégias podem incluir parcerias com as principais lojas para venda de equipamentos e serviços, campanhas de marketing direto e pela internet e alianças com provedores de vários serviços. Com a chegada dos serviços ADSL 2+ na região, que são suportados por conexões de 10, 20, 30 até 60 MB, os fatores técnicos poderão ser facilmente resolvidos no futuro.