Publicidade
Início Notícias Inovação Marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação ganha regime de urgência no...

Marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação ganha regime de urgência no Senado

0
Foto: Erkin Sahin/FreeImages.com
Publicidade

As comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovaram, nesta terça-feira, 24, o Projeto de Lei da Câmara nº 77, que torna mais dinâmico o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação no País. Estão previstas normas diferenciadas para licitação no setor de inovação, agilidade na concessão de visto temporário para pesquisadores estrangeiros que queiram trabalhar no Brasil e a contratação temporária de pessoal ligado às áreas de pesquisa. A proposta segue em regime de urgência para deliberação do plenário do Senado.

“A proposta é ampliar a cooperação e a interação entre os entes públicos e privado. Menos de um terço das empresas investe em inovação no País. É preciso tirar as arestas e as barreiras, muitas delas orçamentários. O segundo aspecto é o estimulo às atividades de inovação nas empresas e não apenas desonerar imposto, mas condicionar os estímulos fiscais com amarras aos incentivos; também tem a questão da competitividade empresarial nos mercados interno e externo, fator decisivo de preço e qualidade de produtos; é fundamental ainda simplificar o processo de gestão, agilizando os procedimentos, desburocratizando os processos. E o último aspecto é a utilização do poder de compra do estado como forma de fomento e de estímulo à inovação. É nessa hora que o Estado exerce o seu poder de compra para determinar, inclusive, o seu nível de investimento e para priorizar o incentivo à pesquisa e à inovação”, relatou o senador Walter Pinheiro (PT-BA).

Para ele, além do projeto, é necessário que haja comprometimento do Governo. “O PLC traz as diretrizes. É preciso intensificar os debates e, avançar com novas ações, como o protocolo assinado na Alemanha, em 2012”, afirmou, ao lembrar de países que se destacam em inovação, como a Alemanha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile