[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kFk5JZOuNp4?rel=0&w=468&h=273]
O Sebrae-SP acaba de lançar a Inova Loja Digital, ferramenta online que promete ajudar micro e pequenos varejistas de qualquer segmento a identificar problemas e oportunidades nas instalações do negócio e a tornar o ponto de vendas mais atraente, gerando impacto positivo nos lucros.
Em sua versão física, o Inova Loja já é oferecido há cinco anos pelo Sebrae-SP, com visitas dos consultores aos estabelecimentos.
Gratuita, a versão online requer que o varejista realize cadastro e responda sobre fachada, vitrine, acessibilidade, comunicação visual interna, iluminação, precificação e promoção de vendas.
O serviço permite envio de fotos da loja junto com o formulário. Tudo é analisado por consultores do Sebrae-SP e, em até dez dias úteis, o empresário recebe um diagnóstico.
Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP, diz que os especialistas conseguem identificar detalhes simples que impactam as vendas, como desorganização dos manequins em uma vitrine, por exemplo.
“Em determinadas situações, mudamos um cenário sem a necessidade de investimentos”, diz Caetano.
Estudos do Sebrae-SP junto a 8 mil empresários em 157 cidades paulistas aponta que a aplicação do visual merchandising (técnica usada pelo marketing para potencializar o ponto de venda) pode ampliar as vendas entre 12% e 40%.