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Gestão lança piloto para atendimento presencial do GOV.BR em Teresina

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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta segunda-feira (25/03), o piloto do programa de atendimento presencial do GOV.BR em Teresina, no Piauí (PI). O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo GOV.BR em todo o Brasil. Nesta primeira fase, o atendimento também já está disponível em todas as Unidades UAI de Minas Gerais (MG) e nas seguintes cidades: Lages (SC) e Niterói (RJ). A divulgação da iniciativa foi realizada durante uma atividade do Programa Nacional de Gestão e Inovação, que tem como objetivo facilitar o acesso às soluções e iniciativas do MGI.

“Queremos que todo cidadão possa usufruir de forma igualitária aos benefícios do governo digital, exercendo plenos direitos à cidadania. Hoje a conta GOV.BR é um dos viabilizadores desse benefício, pois ela permite o acesso a mais de 4.200 serviços digitais”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

“Esta iniciativa é para trazer inclusão digital e facilitar a vida da população brasileira que precisa acessar os serviços públicos”, complementou. Entre os serviços disponíveis no GOV.BR estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov  e a declaração de imposto de renda pré-preenchida. Até o momento, o GOV.BR já possui mais de 153 milhões de contas ativas.

No atendimento presencial do GOV.BR, o cidadão contará com ajuda para resolver problemas de acesso à conta GOV.BR ou também solicitar serviços públicos digitais de forma segura e confiável. Segundo o secretário, a proposta do ministério é que o cidadão tenha um atendimento humanizado e focado na resolução de sua dificuldade.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, celebrou a parceria com o MGI durante a reunião que estabeleceu o atendimento presencial no estado. “O Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o termo de adesão ao Programa de Inclusão Digital e Atendimento Presencial do GOV.BR. Todo município terá um balcão, para quem não tem internet, ter um lugar para acessar o serviço público”, afirmou Fonteles. De acordo com o governador, serão instalados mais de 224 pontos de atendimento presencial do GOV.BR e também do GOV.PI no estado com o objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

Locais

Em Minas Gerais, o atendimento presencial do GOV.BR será realizado em todas as 42 unidades da UAI espalhadas pelo estado. Já em Lages, a iniciativa vai funcionar no Balcão Cidadão. Na capital do Piauí, os cidadãos serão atendidos no Espaço da Cidadania Grand Dirceu. Em Niterói, o atendimento será realizado na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca. “Além dos pilotos em andamento, estamos firmando novas parcerias para oferecer a todo cidadão brasileiro um governo digital e inclusivo”, encerra o secretário.

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