Publicidade
Início Notícias Inovação CPQD e Inventta iniciam implantação de Hub de Inovação focado em Web...

CPQD e Inventta iniciam implantação de Hub de Inovação focado em Web 3.0 em Campinas

0
Publicidade

Fortalecer o potencial inovador de Campinas, por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação – entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa, investidores, agentes de fomento, etc. Esse é o objetivo do Hub de Inovação que está sendo criado pelo CPQD, em parceria com a Inventta Consultoria, a partir de projeto contemplado com recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para propostas aprovadas no Edital Parques Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep.

O contrato, que acaba de ser assinado com a Finep, tem prazo de execução de 36 meses e prevê a destinação de recursos não reembolsáveis, no valor total de R$ 13,6 milhões, para a implantação de um Hub de Inovação com foco na Internet do Futuro – Web 3.0 e sua evolução (Web3+). O novo hub tem sua base no Parque Tecnológico do CPQD (Pólis de Tecnologia), que irá hospedar as iniciativas e atividades programadas, como eventos, treinamentos, desenvolvimento de projetos colaborativos de inovação, bem como espaços para abrigar startups e para encontros entre parceiros.

“Será um hub de inovação e colaboração para todo o ecossistema de Campinas, destinado a acelerar o desenvolvimento de competências digitais na região”, ressalta Bruno Moreira, fundador e presidente do Conselho da Inventta – que há 20 anos atua em projetos de inovação corporativa e consultoria de estratégia. “A ideia é gerar massa crítica, com uma visão mais ampla da inovação, atraindo startups alinhadas ao objetivo do hub e, também, times de inovação de corporações e outros atores do ecossistema regional”, acrescenta.

Rubens Maeda, gerente de Ambientes de Inovação do CPQD, explica que a execução do projeto tem dois pilares principais: montagem do espaço físico do Hub de Inovação, que terá uma área de mais de 2.700 metros quadrados distribuídos em um prédio de três andares, e estruturação do hub como negócio e catalisador da geração de impacto no ecossistema de inovação. “Para isso, a intenção é incorporar tudo o que o CPQD já vem estruturando nos últimos anos, com base em suas competências tecnológicas, e a experiência da Inventta na área de empreendedorismo e inovação. O projeto também prevê parcerias com a iniciativa privada, colaboração multissetorial, transferência de tecnologia, geração de novos negócios e capacitação de pessoas”, afirma Maeda.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão, “os parques tecnológicos são uma estrutura muito importante para a pesquisa e o desenvolvimento tanto local como regional, com capacidade para alavancar e integrar ecossistemas de inovação, contribuindo para o aumento da competitividade do país e a interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs)”.

O Hub de Inovação está aberto à participação dos diversos atores desse ecossistema interessados em estabelecer novas conexões e parcerias. Os interessados em participar devem entrar em contato com Rubens Maeda, pelo e-mail: rmaeda@cpqd.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile