A holandesa Thin Film Electronics (ASA), empresa de marketing móvel e soluções de produtos inteligentes NFC (near field communication), anunciou nesta terça-feira, 25, que vinícola espanhola Barbadillo, lançou uma campanha de marketing focada no consumidor usando as tags SpeedTap (TM),de sua fabricação, e a plataforma SaaS da CNECT Brand Analytics. Esta campanha inclui 126 mil garrafas “inteligentes” NFC para a marca Castillo de San Diego. Acredita-se que seja a maior implantação global da NFC até o momento dentro da indústria do vinho e bebidas finas. As garrafas conectadas estão sendo vendidas através de 15 grandes redes de supermercados e grandes lojas, incluindo El Corte Inglés, Carrefour, Hipercor, Alcampo e Eroski.
A campanha única do Barbadillo, denominada ‘Dando en el Blanco’, permite que a adega se envolva diretamente com os consumidores, ofereça uma experiência digital convincente e colete dados valiosos do consumidor. Através de um colar de pescoço personalizado para NFC, os consumidores são instruídos a tocar as garrafas de Castillo de San Diego com seu smartphone para aprender mais sobre a promoção, o que oferece a chance de ganhar 12 prêmios distintos de € 1.000. Ao comprar e abrir uma garrafa, os clientes podem recuperar um código exclusivo impresso na cortiça e inseri-lo no campo exibido em seu smartphone – juntamente com seu nome e outras informações pessoais – para determinar instantaneamente se eles são vencedores. A campanha, que também inclui suporte à publicidade em televisão, internet e outdoor, foi lançada em 17 de julho e será executada até 31 de agosto. Vários vencedores já foram identificados.
As tags do SpeedTap são rótulos flexíveis que se integram com a embalagem ou o rótulo de um produto e podem ser lidos instantaneamente (sem a necessidade de um aplicativo), com o toque de um smartphone ou dispositivo habilitado para NFC. Cada etiqueta é exclusivamente identificável e é praticamente impossível clonar. Uma vez tocada, a tag se comunica com a plataforma de software baseada em nuvem da Thinfilm para fornecer conteúdo direcionado e relevante da marca ou fabricante.
A campanha ‘Dando en el Blanco’ é a segunda iniciativa da Barbadillo que incorporou a tecnologia NFC da Thinfilm em um de seus produtos. Em fevereiro de 2016, a vinícola lançou sua xerez Ultra-premium Versos 1891 em garrafas que incluía as tags NFC OpenSense.
“Dado o sucesso que o Barbadillo experimentou ao usar tags do com o Versos 1891, estávamos ansiosos para explorar outras formas de implantar a tecnologia”, disse Alvaro Alés, diretor de Marketing e Comunicação de Barbadillo. “Como uma adega familiar, a conexão direta com os consumidores sempre foi importante para nós. A solução NFC da Thinfilm nos dá um canal comprovado através do qual é capaz de realizar de forma fácil e eficaz”.
Castillo de San Diego é produzido a partir da uva Palomino Fino e foi inicialmente engarrafado comercialmente por Barbadillo em 1975. Atualmente é o vinho branco mais vendido na Espanha.