Publicidade
Início Notícias HP transfere produção de PCs da Solectron para a Foxconn

HP transfere produção de PCs da Solectron para a Foxconn

0
Publicidade

A HP anunciou nesta terça-feira (25/9) a transferência da produção terceirizada de desktops e notebooks no país, que vinha sendo feita pela Solectron, em Campinas, no interior de São Paulo, para a Foxconn, que já fabrica computadores para a empresa em países como México, China e República Checa.

O equipamentos serão produzidos na nova unidade fabril da Foxxonn, instalada em Jundiaí, também no interior paulista, a qual investiu R$ 40 milhões para montagem da infra-estrutura e das linhas de produção. A fábrica tem capacidade de produzir 100 mil unidades por mês e vai operar com mil funcionários.

A mudança, segundo Juan Jimenez, vice-presidente do Grupo de Computação Pessoal da HP Brasil, visa atender a crescente demanda do mercado de PCs no Brasil. Hoje, com uma produção média de 70 mil computadores por mês, a HP detém 6,5% de participação de mercado no segmento de desktops no país e 22,7%, no de notebooks. De acordo com o executivo, a demanda da HP vem crescendo de sete a oito vezes acima do mercado.

A estratégia da HP, que hoje lidera o mercado de notebooks no Brasil, é alcançar a primeira posição no segmento de desktops, hoje ocupada pela paranaense Positivo Informática. Mas Jimenez descarta que o alvo seja a fabricante brasileira, mas, sim, rivais como a Dell, Lenovo e Itautec. "O consumidor da HP é o que quer uma máquina que dure mais de um ano e use tecnologias de ponta, e não aquelas já defasadas mundialmente", disse ele, ao admitir que os desktops da empresa são voltados para as classes A e B, e não para as faixas C, D e E, nas quais reside a maior demanda atualmente.

O diretor de operações da HP Brasil, Ricardo Pagani, diz que a localização da fábrica em Jundiaí é estratégica, já que está a 90 quilômetros do Porto de Santos, a 60 quilômetros da capital paulista, a 30 quilômetros do aeroporto de Viracopos e a apenas 20 quilômetros do centro de distribuição no Brasil, localizado na cidade de Louveira. Segundo ele, praticamente toda a produção já migrou para a fábrica da Foxconn e a instalação da unidade também gerou um grande desenvolvimento de mão-de-obra na região. ?Foram enviados cerca de 120 funcionários de todas as áreas para serem treinados no México e trazer o mesmo padrão de qualidade lá para cá."

Pagani diz que a Foxconn é uma grande parceira da HP, a qual mantém fábricas na China, no México e na Europa. E diz que em decorrência do aumento da demanda, a HP resolveu apostar na montagem de uma unidade a empresa no país. Foxconn já unidades em Manaus para a produção câmeras digitais e celulares para a Nokia. Ele faz questão de ressaltar, porém, a terceirização da fabricação de impressoras Solectron, que foi comprada em junho passado pela Flextronics, por US$ 3,6 bilhões, será mantido. A fabricação de servidores ele diz que permanece sob a gestão da HP Brasil, sem planos imediatos de terceirização.

HP informa que já fabricou mais de 4 milhões de computadores no Brasil ? incluindo os produzidos ainda sob a marca Compaq, comprada pela HP?, sendo que mais de 1 milhão foram produzidos somente nos últimos três anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile