Publicidade
Início Notícias Negócios Uber e Cade criticam proposta que limita taxa de serviço para aplicativo...

Uber e Cade criticam proposta que limita taxa de serviço para aplicativo de transporte

0
Publicidade

Existe atualmente cerca de 1 milhão de motoristas de transporte individual por aplicativos no país, segundo estimativas das próprias empresas. Depois de prestado o serviço, parte do preço pago pelo consumidor pelas corridas fica com a empresa. Os percentuais variam dependendo de fatores como a quilometragem rodada e imprevistos como engarrafamentos e temporais. Um projeto (PL 448/19) em análise na Câmara dos Deputados quer limitar a taxa de serviço das empresas a 10% do valor da corrida.

A proposta foi discutida nesta quarta-feira,25, na Comissão de Viação e Transportes. O autor, o deputado Igor Timo (Pode-MG), ressaltou a precariedade da relação de trabalho entre empresas e prestadores do serviço.

Representantes de quatro associações de motoristas relataram dificuldades em ter uma renda compatível com jornadas de até 16 horas diárias de trabalho. Bismarck Hegermann, um dos porta-vozes da categoria, mostrou uma planilha com os ganhos de 20 viagens feitas no dia anterior e acrescentou que falta transparência na definição do percentual cobrado pelas plataformas de aplicativos.

“Como é que é feito esse cálculo? Não existe uma regra clara pra gente saber quanto que nós vamos ganhar. Esse cálculo aqui eu não sei nem como é que eles fazem. E outra coisa: você chega ao atendimento dos aplicativos, eles não sabem informar como é calculado isso aqui”, disse.

Seguro contra acidentes

Das empresas convidadas para a audiência pública, só uma mandou representante. A gerente de Políticas Públicas da Uber, Mariana Polidorio, explicou aos motoristas que a taxa de serviço média vai de 20% a 25% e cobre custos como a manutenção de equipes de atendimento e uma central de suporte 24 horas, além de serviços como um seguro contra acidentes envolvendo tanto o motorista quanto os passageiros.

“Se a gente eventualmente tiver uma redução da taxa de serviço da Uber, um dos primeiros custos que a empresa teria que cortar eventualmente é esse seguro. E isso na verdade ia rebater em vocês, porque a legislação federal exige que todo motorista tenha isso. Então (o seguro) é um dos elementos que a gente hoje coloca já dentro da nossa taxa de serviço”, disse.

Livre concorrência

A representante da Uber acrescentou que a variação na taxa de serviço das empresas é um fator que estimula a concorrência. Na mesma linha, a representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Patricia Sakowski, se posicionou contra o projeto de lei, porque entende que a limitação na taxa das empresas poderia provocar aumento de preços das corridas, diminuição da demanda de trabalho para os motoristas, redução de investimentos em inovação e desestímulo à entrada de novos concorrentes no mercado.

Um dos deputados que pediu a realização da audiência pública, o deputado Júnior Bozzella (PSL-SP) lembrou que ser motorista de aplicativo é a solução para a entrada no mercado de trabalho de um número significativo de desempregados e que, por isso, o Estado precisa estar atento a essa atividade.

“Não há nenhuma intenção de intervenção no livre mercado, no livre comércio, mas a gente precisa entender que a realidade do nosso país ela é diferente da de outros países. Inclusive tem tido mobilizações internacionais com relação à cobrança, que varia de 0 a 40%”, disse.

Júnior Bozella pediu aos participantes da audiência pública que sugerissem um percentual para a taxa de serviço dos aplicativos que não inviabilize os ganhos dos motoristas nem os investimentos das empresas. Há outra proposta sendo examinada conjuntamente pela comissão (PL 2255/19) que limita a taxa dos aplicativos em 15% do valor das corridas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile