Publicidade
Início Notícias Ganho de eficiência com e-Ping pode chegar a 1,5% do PIB

Ganho de eficiência com e-Ping pode chegar a 1,5% do PIB

0
Publicidade

O alinhamento dos serviços de governo eletrônico às necessidades dos cidadãos pode reduzir o chamado custo Brasil. O ganho de eficiência no atendimento dessa demanda pode chegar a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, conforme mostra pesquisa realizada nessa área. A avaliação é do secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, feita durante a abertura da audiência pública dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping), na quarta-feira (24/10), em Brasília.

O evento debateu a versão 2.9 dos padrões e-Ping e recebeu sugestões através da consulta pública disponível no endereço https://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica. As contribuições consideradas pertinentes nesse processo serão incorporadas à versão 3.0 que deverá ser publicada até o fim do ano. Os padrões e-Ping permitem um fluxo contínuo de informação entre o governo e a sociedade, contribuindo para oferecer melhores serviços aos cidadãos.

O secretário da SLTI lembrou casos bem-sucedidos nessa área como a integração das bases criminais dos estados brasileiros ao sistema Infoseg, do Ministério da Justiça. Com a adoção dos padrões e-Ping essas bases passaram a ser atualizadas online com consultas disponíveis 24 horas por dia. Foram integradas informações da segurança pública, da Justiça e dos órgãos de fiscalização referentes a indivíduos criminalmente identificados, armas de fogo, veículos, condutores, entre outros. Os custos que inicialmente estavam orçados de R$ 4 bilhões na compra de equipamentos, softwares e pagamento de licenças caíram para R$ 8,5 milhões, segundo Santanna.

Ele destacou, ainda, que a interoperabilidade entre sistemas reduz os custos do país e facilita a vida dos cidadãos. Também salientou a importância do engajamento das empresas públicas nesse processo como o Serpro e a Dataprev que gerenciam sistemas essenciais do governo federal. A folha de pagamento de benefícios gerenciada pela Dataprev, por exemplo, supera os vinte milhões de beneficiários ao mês.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile