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IBM amplia market share em storage no país, aponta estudo

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Estudo feito pela IDC Brasil referente ao primeiro semestre de 2005 aponta a IBM na liderança do mercado brasileiro de armazenamento em disco, com 39% de market share no segmento de discos externos, em receitas. Em relação ao segundo semestre de 2004, a IBM cresceu oito pontos em market share.

A empresa vem se mantendo na liderança do mercado de storage desde 2002, apoiada num amplo portfólio com produtos de virtualização, tapes, disco, software, serviços, NAS (network attached storage) e SAN (storage area network).

?Nossa estratégia está focada na inovação tecnológica disponível em todas as linhas de produto. Outro fator importante é que disponibilizamos soluções completas e modulares, além dos novos produtos contarem com padrões abertos. Esses diferenciais são competitivos vão ao encontro da estratégia on demand da IBM?, afirma Paulo Zirnberger de Castro, executivo de storage da IBM Brasil.

A IBM atua em três vertentes do mercado de armazenamento: consolidação de ambientes de storage; continuidade de negócios e de infra-estrutura durante o processo de consolidação; e com a otimização da infra-estrutura por meio de soluções e processos de ILM (information lifecycle management).

Segundo Castro, a grande particularidade do Brasil é a representatividade das pequenas e médias empresas nesse mercado, inclusive, muitas já estão aptas para iniciar projetos ILM. Diante do potencial de vendas representando por esse segmento, a IBM está fortalecendo sua atuação junto aos parceiros de negócio por meio de treinamentos e programas de capacitação de revendas. ?Nosso negócio através dos parceiros é o que mais cresce?, comemora Castro.

A IBM também vem apostando na virtualização. Para atuar de acordo com esse conceito, a companhia desenvolve softwares (Tivoli) com o objetivo de conhecer as necessidades dos clientes em vários setores, permitindo que as empresas façam uso da virtualização para reduzir drasticamente os custos de TI simplificar a operação de seus negócios. A empresa disponibiliza essas soluções há três anos e já conta com mais de 1,3 mil clientes no mundo. Os padrões abertos da SNIA e SPC são grandes motivadores desse sucesso.

De acordo com números de pesquisas da IDC, em 2004, a composição do mercado mundial de storage estava dividida em 50% para a área de discos, 15% para a área de fitas, 10% para switches, 10% para soluções NAS e o restante com outras soluções como, por exemplo, arquivos em CD-R/CD-RWs.

A IBM também ganhou participação de mercado e obteve crescimento global de receita de dois dígitos em sistemas de armazenamento de disco, de acordo com os resultados trimestrais de acompanhamento de armazenamento da IDC.

Liderado por um crescimento global ano a ano de 13,4% em receita de sistemas externos de armazenamento de disco no segundo trimestre de 2005, o crescimento de receita ano a ano dos sistemas de armazenamento em disco da IBM foi mais alto do que a de três dos seis maiores fornecedores de storage. Além disso, a empresa foi uma entre apenas três das cinco maiores fornecedoras de armazenamento a obter crescimento de dois dígitos e um ganho geral de participação em sistemas de armazenamento em disco.

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