Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Relatório mostra aumento de ataques nas indústrias Química, Manufatura e Mineração na...

Relatório mostra aumento de ataques nas indústrias Química, Manufatura e Mineração na América Latina

0
Publicidade

A FireEye, Inc. anuncia o Relatório Regional de Ameaças Avançadas na América Latina, que detalha as atividades maliciosas capturadas pela FireEye Dynamic Threat Intelligence (DTI) cloud no primeiro semestre de 2014. O relatório revela que o cibercrime está aumentando junt6o a uma população cada vez mais conectada à internet.

Os setores de Produtos Químicos, Manufatura e Mineração foram os mais atacados, com 34% do total, mostrando um comportamento diferente do resto do mundo, que tem a indústria de Alta Tecnologia como principal alvo.

fire

Como comparação, enquanto o número de alertas de APT mundial para Química/Manufatura/Mineração não chegou a dez mil, na América Latina atingiu quase 35 mil. O comportamento desproporcional pode ser explicado pela grande importância dos setores na região. Em 2012, as minas da América Latina foram responsáveis por 22%, 20% e 46% das saídas totais de minério de ferro, ouro e cobre do mundo, respectivamente.

“A América Latina é um alvo importante para hackers que tentam obter informações sobre tecnologias proprietárias, processos e valores que possam oferecer vantagens em transações comerciais”, diz Robert Freeman, diretor sênior da América Latina para a FireEye. “O interesse em alvos do setor de indústrias Químicas, Manufatura e Mineração é único na América Latina, comparando com o setor de alta tecnologia que é o mais atacado entre nossos clientes do mundo todo.”

O relatório foi baseado em dados reunidos em todo mundo a partir de mais de 2,7 milhões de sessões únicas de Comando e Controle (CnC). O Relatório de Ameaças Avançadas fornece informações sobre os países da América Latina monitorados pela FireEye, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Porto Rico. Os números mostram detalhes profundos sobre os ataques cibernéticos que passaram por métodos de defesa tradicionais.

Os principais dados recolhidos pela FireEye foram:

9 famílias únicas de malware de APT

32.339 sessões de Comando e Controle (CnC) únicas

11 países hospedando infraestrutura de CnC

16 verticais industriais afetados

Os verticais mais atacados na América Latina foram (porcentagem dos ataques totais na região):

34% Produtos Químicos/Manufatura/Mineração

14% Serviços/Consultoria/Revenda de Valor Agregado

12% Governo: Estadual e Local

12% Serviços Financeiros

Cibercriminosos com motivação financeira também se aproveitaram de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, para realizar fraudes visando informações pessoais ou financeiras das pessoas. O cenário esperado para as Olimpíadas de 2016 não é diferente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile