Publicidade
Início Blogueria Como o 5G impacta as estratégias do consumidor

Como o 5G impacta as estratégias do consumidor

0
Publicidade

A maior parte da população mundial depende fortemente da conectividade sem fio para suas atividades diárias. A tecnologia 4G está migrando para 5G em todo o mundo. Embora a pandemia tenha impedido sua implantação, especialmente no Ocidente, este ano trará melhorias contínuas na infraestrutura de rede e maior apoio governamental.

Todos os fabricantes líderes de smartphones terão lançado sua versão para 5G, o que significa melhores processadores, telas de qualidade superior e o fim dos problemas de capacidade de armazenamento, com os aplicativos deixando de ocupar espaço nos smartphones e passando a hospedar-se na nuvem. Essas são as principais razões pelas quais espera-se um impulsionamento na adoção da tecnologia por parte do consumidor. Um relatório recente do mercado global de celulares mostra que 16% (mais de 700 milhões) de todos os smartphones ativos estarão prontos para 5G até o final deste ano, contra apenas 5% em 2020. E, em 2023, estima-se que essa participação será de 43% (fonte: https://newzoo.com/).

Os profissionais concordam que há duas áreas principais que essa nova conectividade transformará: velocidade e dados. Como resultado, mais usuários poderão acessar a Internet em um maior número e variedade de dispositivos ao mesmo tempo. Os consumidores poderão acessar o conteúdo, via streaming, a uma velocidade 10 ou 20 vezes maior do que a que existe agora, tornando o conteúdo de vídeo mais poderoso do que nunca e, portanto, os serviços OTT.

O 5G levará as marcas a redesenhar o seu marketing digital e a estratégia de publicidade, com foco em um consumidor que está procurando por conteúdo online aqui e agora, em seu celular e sem espera. Em termos específicos da indústria de anúncios, o 5G nos dará a oportunidade de conectar muitos novos dispositivos com anúncios em tempo real. Além disso, a compra programática será uma das grandes beneficiadas, uma vez que ineficiências no processo podem ser corrigidas sem latência e novos atores podem ser adicionados, com segurança ao circuito, como o Out Of Home – OOH, onde a integração com a compra programática e publicidade em dispositivos móveis permitirá maior eficiência.

Dessa forma, abre-se a possibilidade de criar novos formatos de publicidade digital e uma gama de opções de vídeo criativas que apresentarão novas disciplinas em termos de produção, monetização e telas. O comércio eletrônico, também, será beneficiado, pois não se trata apenas de criar anúncios com formatos inovadores suportados por vídeo, mas, também, de oferecer maior e melhor integração com a realidade aumentada em novas plataformas. A combinação do 5G com a realidade aumentada terá um impacto positivo nos negócios digitais, uma vez que as lojas online poderão oferecer aos seus clientes uma interação e experiências muito mais reais com o produto.

Entre os benefícios que essa tecnologia traz para a publicidade digital, podemos citar:

Melhores experiências: o carregamento de conteúdo, inevitavelmente, vai melhorar a experiência do usuário, levando ao aumento do Click Through Rate – CTR (taxa de cliques) e à redução nas taxas de rejeição previsíveis.

Personalização: permite, por meio da análise do perfil do usuário, como, por exemplo, a localização em tempo real de cada indivíduo ou quais produtos já adquiriu, mostrando conteúdos adequados ao momento.

Análise em tempo real: coleta e exportação de dados em tempo real, que facilita a resposta e a tomada de decisões.

5G impactará diretamente a Internet das Coisas e, com ele, a evolução acelerada de objetos inteligentes.

Isso vai transformar um grande número de indústrias e espera-se que elas usufruam de enormes benefícios como resultado direto, como o móvel, porque o 5G permite o envio e recebimento de uma quantidade maior de dados a qualquer momento, a possibilidade de criação de jogos mais complexos e divertidos e a eliminação da latência e buffer. O futuro dos jogos aponta para o desenvolvimento de plataformas mais complexas com experiências imersivas que ajudarão na garantia de fidelidade à marca ao longo do tempo, incluindo interações ao vivo com outras pessoas. As empresas que escolhem jogos para celular para anúncios, naturalmente, ganharão um número maior de seguidores leais.

Concluo que a indústria digital vai evoluir a um ritmo vertiginoso com o 5G. Esses foram apenas alguns exemplos, e há muito mais que ainda desconhecemos. As marcas devem se preparar para os próximos anos, que, sem dúvida, trarão um grande futuro digital.

Alberto Pardo,  CEO e fundador da Adsmovil América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile