Publicidade
Início Serviços Case Comgás faz outsourcing completo da sua área de TI

Comgás faz outsourcing completo da sua área de TI

0
Publicidade

Após uma rigorosa pesquisa de mercado, a Comgás acabou escolhendo a Edinfor, empresa do grupo LogicaCMG, como fornecedora dos serviços de terceirização de tecnologia da informação. Pelos termos do contrato, no valor de R$ 33 milhões e com prazo de cinco anos, a empresa ficará responsável pelo outsourcing de infra-estrutura e gerenciamento das aplicações da concessionária paulista de gás natural. A nova estrutura será instalada no data center da Edinfor em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, e o prazo de migração previsto é de quatro meses.

De acordo com o CIO da Comgás, Roberto Newton Carneiro, a escolha se deveu à grande capacidade técnica e expertise da fornecedora no desenvolvimento e implantação de soluções no segmento de utilities. ?Também pesou muito a favor da Edinfor o fato de ter obtido as certificações SAS 70 níveis I e II.? Conquistadas em 2006, essas certificações asseguram que todos os procedimentos e processos utilizados Edinfor se enquadram nos requerimentos necessários para atender as exigências de diversos padrões mundiais em data centers e também à lei Sarbannes-Oxley.

?A Edinfor entendeu o momento vivido pela Comgás, que estabeleceu um plano de expansão para os próximos anos focado no mercado residencial e para isso precisaremos de uma infra-estrutura muito mais segura e confiável, que nos permita atender bem uma base de clientes muito fragmentada, tratando e processando informações com agilidade e segurança. No acordo que fechamos, ela propôs soluções tecnológicas que utilizam equipamentos de ponta, dimensionados e preparados para acompanhar nosso crescimento?, explica Carneiro.

Iniciada em agosto de 2006, a seleção do fornecedor teve a participação de nove das maiores companhias do setor. Os participantes se submeteram a avaliações muito rigorosas, pois a Comgás aumentou o nível de exigência de seu acordo de nível de serviço (SLA), medida necessária para atender às crescentes demandas regulatórias nacionais e de auditorias internacionais. Além disso, por ser controlada pelos Grupos BG e Shell, a Comgás é submetida aos rigores da lei Sarbannes-Oxley.

Para atender a nova estratégia, a Comgás precisava mudar o modelo de terceirização de serviços, começando por realizar um corte drástico na extensa base de fornecedores e unificar toda sua gestão de infra-estrutura e a maioria das suas aplicações em um único provedor de serviços.

Com a implantação do outsourcing, o CIO da Comgás estima que os cerca de 20 contratos ainda administrados pela área sejam reduzidos a um, trazendo uma economia mensal de mais de 5% em relação ao atual orçamento de tecnologia e um grande ganho em agilidade operacional. ?A nova infra-estrutura está dimensionada para duplicar a capacidade operacional e suportar a expansão da rede da Comgás, que tem crescido cerca de 20% ao ano desde a privatização?, explica Carneiro.

Para Fermin Fautsch, diretor-geral da Edinfor no Brasil, com esse contrato, a empresa demonstra estar muito bem preparada, comercial e tecnicamente. ?Vamos primar pela excelência nos serviços prestados para aumentar a eficiência nos negócios da Comgás e atender as suas novas demandas.? Segundo ele, o escopo do contrato firmado entre as duas companhias prevê gerenciamento de aplicações (SAP, GIS, CRM, intranet, internet e business intelligence); infra-estrutura e sistema operacional; backup site e disaster recovery; administração de servidores; gestão de banco de dados e operação; e monitoramento das plataformas Unix e Intel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile