Publicidade
Início Serviços Case Marítima reduz em 20% chamados ao service desk com terceirização

Marítima reduz em 20% chamados ao service desk com terceirização

0
Publicidade

A Marítima Seguros, um dos maiores grupos seguradores do país, conseguiu reduzir em 20% o número de chamados de usuários na área de service desk. Os custos das operações também tiveram uma economia de 15%. Os bons resultados, segundo a empresa, são fruto da terceirização do setor, que desde Janeiro de 2005 vem sendo realizada pela Asyst Sudamérica, especializada em gestão e operação de TI.

A seguradora, que somente no ano passado investiu R$ 13 milhões em sua área de tecnologia, também aponta os ganhos de qualidade nos processos, com a elaboração da documentação de todos os procedimentos, além de toda metodologia de trabalho ser aderente ao framework ITIL, a biblioteca das melhores práticas de gerenciamento de serviços e infra-estrutura de TI.

De acordo com o gerente de tecnologia e infra-estrutura da Marítima Seguros, Adriano Carlos Gliorsi, em média, a empresa recebe 5 mil chamados ao mês, sendo que deste total cerca de 3,5 mil são internos e os outros 1,5 mil são dos corretores da seguradora. ?Um dos grandes benefícios com a terceirização é que agora temos um preço único de chamado. Com isso, já alcançamos uma redução de custos na ordem de 35%?, comemora.

O foco de trabalho da Asyst Sudamérica é o atendimento a clientes internos e aos corretores. Atualmente, a seguradora conta com aproximadamente 1,5 mil usuários e 14 mil corretores ativos. A Marítima Seguros oferta para estes profissionais um kit de cálculo, que é instalado por eles próprios. Como esse processo pode acarretar o surgimento de dúvidas, o service desk oferece o apoio necessário.

A Asyst Sudamérica é responsável por recepcionar todo o tipo de ligação: o que for referente a TI a empresa soluciona e os outros tipos de problemas são encaminhados para os grupos selecionadores específicos. Hoje, cerca de 29 profissionais da empresa trabalham para a Marítima. São dez alocados no atendimento de suporte ao corretor; dez para atendimento interno das nossas 90 filiais e nove internos na matriz da seguradora.

Para Gliorsi, a terceirização deu certo na seguradora porque existe uma uniformidade na equipe, com praticamente o mesmo grau de conhecimentos entre os colaboradores. Além disso, constantemente são realizados treinamentos com ênfase à pró-atividade. ?Os funcionários são disseminadores de conhecimento, não ficamos vinculadas a pessoas específicas, como acontecia no passado?, diz.

O executivo observa que antes de adotar o modelo de terceirização do service desk, os gestores de TI devem saber o que realmente querem e o que esperam do prestador, já que a tecnologia está atrelada ao negócio das organizações. ?Também é preciso ter um contrato bem definido, com base no SLA e no tempo de atendimento, e equipes bem qualificadas?, recomenda.

Outra dica do executivo é optar por uma empresa prestadora que seja aderente às metodologias de governança de TI e transparente em seus processos. Gliorsi também ressalta que o cliente não pode deixar toda a responsabilidade do trabalho apenas sob o comando do prestador. ?Tem que existir um profissional interno para ser a interface e realizar os acompanhamentos do serviço para aprimorá-lo cada vez mais?, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile