Publicidade
Início Serviços Outsourcing Qualidade dos calls centers é baixa, diz Inmetro

Qualidade dos calls centers é baixa, diz Inmetro

0
Publicidade

O representante do Inmetro na audiência realizada na quarta-feira passada, (21/3), da Comissão de Defesa do Consumidor, Paulo Coscarelli, apresentou resultados parciais de uma análise feita pela entidade em relação às centrais de atendimento ao cliente (call centers) de diversos setores.

A pesquisa, realizada desde o ano passado com 74 empresas, verificou os padrões de qualidade dos call centers de planos de saúde (80% fora dos padrões), empresas de alimentos (29,4%) e bancos (11,2%). As empresas de cartões de crédito foram avaliadas positivamente em sua totalidade.

Também foram analisados os setores de TV por assinatura, telefonia fixa, telefonia móvel e eletroeletrônica, cujos resultados ainda não foram concluídos. Coscarelli antecipou, porém, que esses setores têm o maior número de reclamações e que apenas os bancos e cartões de crédito atendem aos critérios de qualidade definidos pelo Inmetro.

A pesquisa levou em conta o nível de conhecimento dos atendentes, o tempo de espera do consumidor, a divulgação do número telefônico do serviço de atendimento nos produtos e a resposta satisfatória às demandas do cliente. Para o representante do Inmetro, é necessária a elaboração de uma norma que defina critérios mínimos de atendimento ao consumidor.

Diante dos resultados da pesquisa, o presidente do Instituto Brasileiro de Relações com os Clientes (IBRC), Alexandre Diogo, afirmou que é preciso criar nas empresas uma cultura de respostas e de atendimento ao público, não só nos call centers, mas também nas áreas técnicas. Ele avaliou que, apesar das reclamações, o serviço prestado pelos call centers tem melhorado. "É preciso resgatar a auto-estima dos trabalhadores desse setor, que é responsável por 600 mil empregos diretos", afirmou.

Para melhorar a relação entre cliente e empresa, Diogo sugeriu a criação de ouvidorias. Ele disse que também precisa haver normatização do setor pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que definiria critérios como o tempo máximo de espera do cliente na linha telefônica e o tempo máximo de resposta. Segundo Diogo, o setor já prepara uma auto-regulamentação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile