Publicidade
Início Notícias Ceitec põe o país na lista dos países com microeletrônica avançada, diz...

Ceitec põe o país na lista dos países com microeletrônica avançada, diz ministro

0
Publicidade

O Design Center do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre, será inaugurado nesta sexta-feira, 27, quando também será empossado na presidência da estatal o engenheiro Eduard Weichselbaumer. Instalado na nova sede do Ceitec, o Design Center atuará no desenvolvimento dos chips da empresa. "Hoje, são 45 os engenheiros trabalhando, mas até o fim do ano pretendemos ter 120 pessoas no setor. Nossos chips serão produzidos em nossa própria fábrica, ou com tecnologia ainda mais avançada de 90 nanômetros (nm) e 65nm, em fábricas de parceiros", afirma Weichselbaumer. Ele informa ainda que a empresa focará em três nichos do mercado mundial de semicondutores: RFID, wirelles communication e digital multimídia.
O Ceitec foi criada pelo Decreto 6.638/2008, é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e já recebeu do governo federal mais de mais R$ 270 milhões em investimentos. Suas principais atividades são a produção e comercialização de semicondutores e sistemas de circuitos integrados, a transferência de tecnologias adquiridas ou desenvolvidas, a prestação de consultoria e assistência técnica e a elaboração de testes de lotes de circuitos integrados.
"Pela primeira vez, o Brasil terá uma fábrica de microeletrônica (chip). Isso tudo só foi possível porque investimos na formação de engenheiros de programa. No final do ano teremos o primeiro chip nacional, diz o ministro Sergio Rezende, acrescentando que o Ceitec vai colocar país na lista dos países com microeletrônica avançada. Ele informa ainda que o prédio da fábrica da Ceitec deve ser inaugurado até o fim do ano.
Mesmo ainda não operando plenamente, a empresa lançou, em setembro de 2008, o primeiro chip nacional para rastreabilidade bovina. É o primeiro dispositivo de uma linha completa de produtos de rastreabilidade animal chamados de ATD (Animal Tracking Device) que serão fabricados na unidade e que contemplarão, posteriormente, as cadeias de suínos e aves.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile