Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Gartner afirma que líderes de Data & Analytics devem usar IA coletiva...

Gartner afirma que líderes de Data & Analytics devem usar IA coletiva para impulsionar valor para os negócios

0
Edgar Macari - Aura Popa - Peter Krensky
Publicidade

As mudanças provocadas peça adoção de Inteligência Artificial  Generativa nas empresas vão mexer não só na forma de fazer negócios, mas também na própria organização interna, na administração e nos cargos de direção.

Portanto as organizações devem cultivar o letramento em dados e alocar pessoas para trabalharem juntas, pois o elemento humano será essencial para automatizar, validar, e aplicar a governança de dados. “A inteligência coletiva, impulsionada pela Inteligência Artificial Generativa (GenAI), combina as habilidades humanas e das máquinas de resolver de problemas para criar valor”, Aura Popa, Analista e Diretora Sênior do Gartner que abriu a Conferência Gartner Data & Analytics 2024 nesta terça-feira, 26,

Kurt Schlegel, Vice-Presidente e Analista do Gartner afirmou que os líderes de Data & Analytics têm um papel central a desempenhar, fornecendo as capacidades que facilitam a decisão e a ação, desencadeando efetivamente a inteligência coletiva.

Edgar Macari, analista, diretor do Gartner e co-chairman da conferência de D&A, revelou alguns dados de uma pesquisa feita em março de 2023, dizendo que 35% das empresas pesquisadas ainda estão no modo exploratório; 21% delas estão fazendo um piloto e 21% já estão em produção.

O Gartner coloca que os líderes empresariais devem dedicar mais tempo à execução do que à estratégia para ter sucesso no uso da IA Generativa. A pesquisa diz ainda que 75% das organizações testaram IA Gen; 53% afirmam que não serão capazes de lidar com os riscos de IAGen; 61% dos CTOS estão educando a liderança não só de IAGen, mas como poderá ser útil para as empresas de modo geral; 80% CDAOs considerem relevante o treinamento vai ser relevante e 80% enfatizam a necessidade de letramento em dados para que adoção de IA Gen seja realmente relevante.

Áreas chaves

Os analistas do Gartner compartilham três áreas-chave nas quais os líderes de Data & Analytics podem se concentrar para criar valor na nova era da inteligência coletiva (veja Figura 1):

Fonte: Gartner (Março 2024

Figura 1: Três Áreas de Foco para Gerar Valor em Data & Analytics

Foco nos Fundamentos de Data & Analytics:

A pesquisa do Gartner mostra que os líderes de Data & Analytics estão atualmente gastando mais tempo na mudança de cultura, na criação de estratégias e na incorporação de iniciativas de Data & Analytics nos negócios e no gerenciamento da governança.

“Muitos executivos de D&A ficam atolados em questões de estratégia e cultura”, diz Popa. “Os líderes que conseguem superar as questões de estratégia e cultura para também se concentrarem em atividades de execução, como gerenciar funções, entregar projetos e aumentar a maturidade da governança, tendem a ter melhor desempenho financeiro, desbloqueando, consequentemente, o valor de D&A.”

Ambição em Inteligência Artificial

Determinar a ambição em Inteligência Artificial começa com a estratégia de negócios ou o mandato público da empresa. Isso fornece o planejamento intencional e estratégico de onde a IA será melhor utilizada.

Os líderes de D&A podem ajudar seus CEOs (Chief Executive Officers), assim como seus colegas na liderança, a definirem a ambição em Inteligência Artificial de suas empresas ao examinarem as oportunidades e os riscos do uso da GenAI em quatro áreas: na retaguarda (backoffice), na linha de frente, em novos produtos e serviços, e em novas capacidades centrais.

Segundo o Gartner, as práticas de governança mais impactantes incluem:

– Fornecer regras de negócios para tomada de decisões orientadas por dados;

– Indicadores-chave de desempenho para resultados de negócios;

– Governança adaptativa para diferentes casos de uso.

“Ao estabelecer a conexão entre dados prontos para Inteligência Artificial, governança e valor para os negócios, os líderes de D&A podem imunizar suas empresas contra potenciais riscos de IA “, diz Popa.

Liderando em direção à Inteligência Coletiva

Os analistas do Gartner recomendam que os líderes de D&A tomem três ações para liderar as pessoas para criarem valor juntas:

-Reorganizar os modelos operacionais para facilitar a autonomia e a flexibilidade: “A rápida evolução das tecnologias de D&A e Inteligência Artificial, como a GenAI, oferece aos líderes a oportunidade de repensar e evoluir seus modelos operacionais”, diz Schlegel. Na verdade, a pesquisa do CDAO descobriu que 75% dos entrevistados já estavam evoluindo seus modelos operacionais para melhor apoiar a inovação.

-Ampliar a alfabetização de dados para dominar a alfabetização em Inteligência Artificial:  A pesquisa do Gartner com CDAOs descobriu que os líderes de D&A disseram que a educação em Inteligência Artificial e a alfabetização de dados receberão mais atenção de suas empresas em 2024. “As organizações devem aproveitar o impulso do conhecimento de dados para criar mestres na alfabetização de Inteligência Artificial”, diz Popa. “Ampliar a alfabetização de dados para o conhecimento de Inteligência Artificial não precisa envolver uma grande revisão dos programas. Pode ser posicionada como uma extensão de conceitos, programas e estruturas existentes.”

-Distribuir autoridade e a responsabilidade para que todos liderem com propósito (do core para o Edge): A liderança distribuída sugere que os dados relevantes são descobertos no Edge (bordas) e devem ser obtidos junto com toda a equipe, informada por uma visão e propósito compartilhados. “Na nova era da inteligência coletiva, o sucesso estará onde o propósito organizacional encontra o D&A, a literacia e a autonomia”, diz Schlegel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile