Publicidade
Início Notícias Gestão Unisinos ganha agilidade com projeto de assinatura digital

Unisinos ganha agilidade com projeto de assinatura digital

0
Publicidade

A Unisinos, renomada instituição de ensino instalada no sul do país, depois da pandemia decidiu redefinir as suas estratégias, aproveitando o momento de mudança ocasionada pela transformação digital, promovendo a reorganizar da Universidade diante dessa nova realidade.

Com um volume grande de contratos e aditivos de locação e de outras finalidades, a transformação digital, no caso uma plataforma de assinatura digital e eletrônica, foi a propulsora que resultou em números relevantes, como: aumento de 72% de agilidade, 80% de economia de gastos, sem contar os números relevantes que contribuem para o meio ambiente. Antes, com os processos de formalização de documentos na modalidade manual, essas métricas não seriam alcançadas.

Para escolher o fornecedor ideal, a Unisinos fez uma seleção e avaliou os seguintes critérios: segurança da informação, credibilidade, validade jurídica, custo e integração com outros sistemas. “A QualiSign, empresa com quase três décadas no mercado, especializada em serviços de formalização digital, foi a escolhida como a mais adequada para a nossa estrutura”, explica Mirian Almeida Ribeiro, analista de sistemas da instituição.

Considerando o prazo médio de formalização de documentos físicos, que girava em torno de 35 dias, e comparando com as tramitações dos documentos digitais via Portal QualiSign, que leva uma média de 10 dias, o ganho de agilidade teve um aumento de 72%. “Não há dúvidas que este é o maior benefício da assinatura digital, o aumento significativo de velocidade, tornando o processo mais eficaz. É possível melhorar ainda mais este prazo. Com ajustes no processo e na integração dos sistemas, isso será possível”, comentou Mirian.

Redução de Custos e Ganho de Produtividade

A redução do papel automaticamente traz outros benefícios tangíveis. Milhares de folhas de papel deixaram de ser utilizados. Estima-se que cerca de 45mil folhas do tamanho A4 são economizadas por ano. A redução dos custos de impressão, somado às postagens via correio, proporcionaram uma economia de 80% dos gastos.

“Por conta das horas economizadas pelos colaboradores que controlavam o processo de formalização e com a economia de tempo que os gestores gastavam em assinar as antigas pilhas de documentos, podemos dizer que a produtividade aumentou em 70%, pois não se perde mais tempo com impressão, digitalização, postagem e gestão dos documentos físicos”, disse Luciana Barros, Analista Administrativa da Procuradoria, área que apoia e aprova os principais contratos da Universidade.

O ganho de produtividade garante ainda a melhoria na gestão e controle de documentos. É simples imaginarmos que no lugar de pilhas de papéis há um controle unificado, que dá as informações sobre o documento, qual o seu status e se ainda falta alguém para assinar. Estas respostas para um único documento no mundo físico requer um esforço significativo, imagine o esforço para todos os documentos.

 Planeta Verde

A transformação digital é um passo importante para a contribuição à sustentabilidade. Na Unisinos a economia de 45000 folhas A4 por ano corresponde à economia de 4,5 árvores, 1125 KW de energia elétrica e 11.250 litros de água utilizados na fabricação de papel. Além desta economia verde, não se pode esquecer da emissão de CO2. A economia do papel evita a emissão de 0,332 Ton de CO2 na atmosfera por ano.

A implementação da assinatura digital e eletrônica, gerou maior percepção de conveniência e tranquilidade, por parte da Unisinos, de que os processos não iriam atrasar em virtude das burocracias e lentidão da tramitação de papel físico. Nesse contexto, a instituição entendeu que depois da experiência de assinar documentos no mundo digital, de forma segura, as pessoas já começam a ver os papéis como algo do passado.

Ampliação

A Universidade ainda está com o projeto em andamento. As assinaturas eletrônicas já estão integradas ao sistema de gestão de contratos, com dez setores já participando da tramitação dos documentos com a chancela da Procuradoria Unisinos. Outros sete setores utilizam exclusivamente o portal QualiSign para encaminhamento e assinatura de laudos digitais.

“Na sequência, iremos implantar o processo de assinatura eletrônica de documentos sem chancela em outros setores da universidade e iremos ampliar também a utilização dos laudos digitais para outros setores”, concluiu Luciana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile