Publicidade
Início Notícias Site de relacionamento Ikwa estréia com dicas sobre carreiras

Site de relacionamento Ikwa estréia com dicas sobre carreiras

0
Publicidade

Após dois meses de testes, a rede de relacionamento profissional Ikwa entrou no ar esta semana. O site brasileiro, que tem proposta parecida com a do LinkedIn, foi o primeiro baseado no conceito de web 2.0 do Brasil a receber aporte de uma empresa de capital de risco, e estréia com conteúdos inicialmente focados no público que se prepara para escolher sua futura profissão. Com linguagem de videoclipes, o Ikwa apresenta vídeos com profissionais renomados, como Dráuzio Varella, Miguel Nicolelis, Nayana Zatz, Isay Weinfeld e Marcelo Gleiser

Pediatra, dentista, ator ou jornalista? De acordo com pesquisas nacionais, a escolha profissional é uma das maiores fontes de estresse para os brasileiros: cerca de 95% dos jovens não têm convicção sobre a profissão que elegeram na hora do vestibular; 75% dos brasileiros sonham em mudar de profissão, e 53% trabalham em áreas diversas daquelas em que se formaram. Outros dados alarmantes: de todos os estudantes que ingressam no ensino superior, 41% desistem do curso, 31% trabalham numa área diferente daquela em que se formaram e apenas 28% se formam e trabalham na mesma área.

É justamente esse público que o Ikwa (www.ikwa.com.br) que atender, com o objetivo de desmistificar o universo das profissões e oferecer ferramentas inovadoras para que o jovem faça a transição entre a vida escolar e o ingresso no mercado de trabalho de modo seguro e consciente.

Em meados de 2006, a Monashees Capital identificou a oportunidade de mercado e, para desenvolver e implantar o projeto, uniu-se a um time de empreendedores movidos pelo mesmo sonho de informar e inspirar as pessoas na busca da realização profissional. Focado na orientação, no desenvolvimento, na colocação e no networking profissional, o Ikwa nasce com o objetivo de formar uma grande comunidade online, reunida em torno de conteúdos gerados por sua equipe de jornalistas e também pelos próprios usuários, no sistema de colaboração que caracteriza a web 2.0. ?Nosso objetivo é criar aqui uma empresa mundial e, em pouco tempo, levar o modelo para fora do País?, revela Mauricio Thomas Schonenberger, CEO do Ikwa.

Uma das principais atrações do Ikwa são os bioclipes com profissionais renomados, como Dráuzio Varella, Miguel Nicolelis, Nayana Zatz, Isay Weinfeld e Marcelo Gleiser, que falam sobre seu dia-a-dia profissional, suas ferramentas de trabalho, sua trajetória pessoal, o perfil mais adequado para a carreira, os desafios e as dicas para os futuros colegas de profissão. No momento, o site já conta com cerca de 150 bioclipes produzidos, que podem ser acessados pela ocupação que retratam ou pela galeria, no canal Explore.

Outra ferramenta, criada especialmente para os futuros estudantes de ensino superior, é a Teia das Profissões. A partir das áreas de conhecimento, como carreiras militares; ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas e da terra; ciências sociais aplicada; comunicação; engenharias; humanas; lingüística; letras e artes, e saúde, o Ikwa apresenta mais de 200 cursos superiores e centenas de áreas de atuação, ou seja, diversas opções para o que estudar e com o que trabalhar. Escolhido o curso, basta seguir para o canal Estude para encontrar as instituições de ensino do País que oferecem essa graduação. A próxima etapa será o lançamento do Trabalhe, com conteúdo específico para os interessados em ingressar ou se desenvolver no mercado de trabalho.

Com o objetivo de atender às necessidades dos estudantes brasileiros, o Ikwa terá 100% de seu conteúdo aberto apenas para os alunos de escolas e instituições que firmarem parceria com a empresa. ?Adotamos o modelo de assinaturas corporativas. Com nossos serviços, ferramentas e conteúdos, colégios e cursinhos parceiros passam a contar com um diferencial importante para seus alunos?, explica Schonenberger, ao dizer que os demais internautas terão acesso a 60% de todo o conteúdo. Por enquanto, apenas convidados podem acessar o Ikwa. Novos usuários podem receber um convite de um amigo que já participa do Ikwa ou se inscrever no site.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile