Publicidade
Início Serviços Case Lojão do Brás utiliza BI para otimização de processos

Lojão do Brás utiliza BI para otimização de processos

0
Publicidade

Com o objetivo de complementar o ERP e otimizar os processos internos das lojas do grupo, desde 2007 o Lojão do Brás utiliza o BI QlikView – comercializado no Brasil pela Nórdica Software. O intuito da empresa era viabilizar suas estratégias de gestão de estoque e de vendas, além de procedimentos de loja. O projeto, que inicialmente previa apenas uma facilidade maior para a emissão de relatórios de controle, acabou se tornando um aliado na identificação de problemas internos e no desenvolvimento de soluções para otimização do negócio.
Segundo Adriana Bezerra Bessa, responsável pelo departamento financeiro do Lojão do Brás, a escolha pelo QlikView se deu inicialmente pela flexibilidade na produção de relatórios altamente direcionados. “Os relatórios produzidos pelo pessoal de TI acabam sendo muito engessados”, explica. “Com a ferramenta posso criar quantos filtros quiser, a qualquer hora, e ir experimentando novos formatos de entrega de dados, até encontrar a informação que eu preciso.”
Além da expectativa inicial de mensuração, a executiva diz que a ferramenta acabou demonstrando outras ótimas possibilidades de aplicação, de modo que hoje auxilia em tempo real a realização de vários processos internos da empresa, como controle de caixa, estoque e verificação de NF-e. “Hoje temos um QlikView bastante focado na auditoria das operações de loja. Ele nos auxilia a identificar e corrigir problemas internos como a diferença nos saldos dos caixas, por exemplo, que tem incidência 30% menor em virtude da maior fiscalização e conferência proporcionada pela ferramenta”, diz Bessa.
Outro benefício apontado é o controle e remanejamento de estoque, viabilizando um maior fluxo das mercadorias e menor armazenamento. “Mercadoria parada significa dinheiro parado”, explica Bessa. “Sendo assim, tentamos acompanhar em tempo real a movimentação dos estoques das nossas lojas para conseguir remanejar as mercadorias de acordo com a demanda de cada local. Isso também reduziu bastante o nosso prejuízo com remarcações de preços, pois normalmente esgotamos nossos estoques sem a necessidade de transformar as mercadorias em saldo.”
Atualmente o Lojão conta com 12 pontos de vendas no estado de São Paulo, sete deles beneficiados pela ferramenta. Fundado em 1995, a empresa familiar de varejo têxtil tem suas atividades voltadas para o público das classes C e D.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile