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Sardenberg diz que índice de reclamações de assinantes está longe do aceitável

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O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse durante o Fórum de Valorização do Atendimento aos Usuários, realizado na quinta-feira (25/10), em Brasília, que "é necessário diminuir de forma significativa, já no próximo ano, a média de reclamações por milhão de assinantes, que atualmente está longe dos índices aceitáveis". Ele ressaltou a importância de que as prestadoras de serviços de telecomunicações busquem mais eficiência no atendimento aos usuários.

De acordo com Sardenberg, devem ser criadas estratégias mais amplas, claras e eficientes de atendimento pronto, direto e satisfatório aos usuários. Em 1999, a média de reclamações por milhão de usuários era de 370, chegou a 630 em 2002 e diminuiu para 429 em 2006. A projeção para 2007 é de 464 reclamações por milhão de usuários. A meta da Anatel é de que, até 2011, este número seja reduzido ao menos a 280.

Em agosto deste ano, a central de atendimento da Anatel registrou 82,3 mil reclamações. Esse foi o maior número desde que a agência iniciou o atendimento ao usuário. Em setembro foram registradas 72,5 mil reclamações, volume menor que o de agosto, mas 31% maior em relação ao mesmo período de 2006.

O encontro, promovido pela Assessoria de Relações com os Usuários (ARU), reuniu cerca de 200 pessoas, das quais 70 dirigentes das operadoras de telefonia fixa e móvel.

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