Publicidade
Início Blogueria Diversidade nas empresas só avançará com o apoio do RH

Diversidade nas empresas só avançará com o apoio do RH

1
Publicidade

Muitas empresas já entenderam a importância que as equipes plurais trazem ao dia a dia das empresas e como elas acabam impactando nos resultados financeiros dos negócios. Existem diversos estudos que reforçam isso, e um deles é A diversidade como alavanca de performance, da consultoria global McKinsey, realizado com mais de 1.000 empresas em 12 países. A pesquisa confirmou que empresas com menor diversidade étnica e de gênero em seus quadros funcionais são 29% menos propensas à rentabilidade do que outras que valorizam a diversidade.

Um dos dados do estudo refere-se às empresas com diversidade de gênero em suas equipes executivas – responsáveis pela maior parte das decisões estratégicas e operacionais – mostrando que são 15% mais propensas a ter uma rentabilidade acima da média do que sem diversidade. De acordo com os dados mais recentes, de 2017, esse número aumentou para 21%.

Além disso, as empresas com mais diversidade de gênero têm 27% mais chances de superar as demais em relação à criação de valor a longo prazo. Ainda segundo o estudo, as instituições que superam o desempenho financeiro médio são as que têm mais mulheres em funções de diretoria.

Já quando falamos de diversidade racial, os dados nacionais não são nada animadores. O estudo “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil”, do Instituto Ethos, mostra que, apesar da população do país ser composta por 56% de negros (pretos e pardos), apenas 4,7% desses grupos se encontram em cargos executivos – ou seja, as empresas brasileiras ainda precisam avançar muito quando se trata da contratação de profissionais negros.

Diante desse desafio de fazer com que a diversidade realmente avance nas empresas, a área de Recursos Humanos tem um importante papel, que é o de apoiar a mudança da cultura institucional visando uma maior inclusão, além de adotar processos de seleção mais inclusivos.

O profissional de RH ou as consultorias têm que ter um olhar mais amplo para esse tema, afinal todos já sabemos os benefícios da diversidade, mas quando vamos sair do campo do discurso e começar a praticar o que aprendemos? Acredito que essa é a função do RH nas empresas, apoiar as lideranças/gestores para que tenham, efetivamente, equipes plurais.

Transformar essa responsabilidade em ação não é fácil, mas é possível. O primeiro passo é  começar a implementar processos seletivos mais inclusivos, sem os vieses inconscientes que todo ser humano tem. E como fazer isso? Com a implementação de análises comportamentais e psicométricas desde o início do processo, pois essas ferramentas não focam no gênero, na raça, na orientação sexual, na idade ou se o candidato tem alguma deficiência. Elas avaliam exclusivamente as características intangíveis do profissional, como talento, disposição para enfrentar desafios, a probabilidade de um dia ele se tornar um líder etc.

Com o uso dessas ferramentas nos processos seletivos, que podemos chamar também de seleção às cegas, conseguimos ampliar a diversidade nas empresas. Além do processo seletivo, o RH tem um papel fundamental: cuidar para que, depois da contratação, o profissional não sofra nenhum tipo de preconceito ou passe por situações vexatórias dentro da empresa, como infelizmente ainda vemos acontecer nos noticiários.

Assim, a responsabilidade de garantir um ambiente acolhedor para o profissional que faz parte dos grupos de diversidade também é do RH, e a área só vai conseguir alcançar um ambiente corporativo inclusivo e saudável se investir em treinamento, orientando sobre a criação de comitês e projetos de diversidade – iniciativas que podem garantir não só a presença de profissionais com marcadores de diversidade nos quadros funcionais, mas principalmente para que, ao serem contratados, eles possam construir uma carreira na empresa, ascendendo também a postos de comando.

Como especialista em Recursos Humanos, que acompanha a abertura de vagas e lidando diretamente com as demandas dos clientes, tem sido uma grande alegria ver que as empresas estão se preocupando mais em garantir a inclusão e valorização da diversidade em seus quadros funcionais, mostrando que estão atentas às demandas de nossa sociedade.

Prova disso é que muitos clientes estão solicitando a criação e o gerenciamento de processos exclusivos para profissionais negros, LGBTQPIA+ e profissionais acima dos 50 anos. Para nós, que valorizamos a diversidade em todas as nossas iniciativas, isso é algo que traz grande alegria, pois entendemos como uma forma de reconhecer a importância do RH dentro das estratégias de diversidade. Afinal, a área de Recursos Humanos é e sempre será a porta de entrada para os profissionais nas empresas e quando podemos sair do discurso para a prática é que comprovamos o valor de nossa participação dentro do processo de transformação rumo a uma sociedade efetivamente mais justa, inclusiva e igualitária.

Nadjane Oliveira, psicóloga e gerente de Operações do Grupo Soulan.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile