Publicidade
Início Notícias Inovação Empresas apresentam soluções voltadas para o mercado “criptolex”

Empresas apresentam soluções voltadas para o mercado “criptolex”

0
Publicidade

A utilização da Blockchain diminui as possibilidades de falha humana, além de tornar menos custosos os mecanismos de controle de cumprimento e execução automática dos contratos (smart contracts) com validade jurídica. Com ela também surgiu novas empresas e aplicações que estão transformando o mercado de registros de propriedades, comprovações de autoria, propriedade intelectual, contratos, autenticação de documentos, obras materiais e imateriais, entre outras.  Alguns desses exemplos foram mostrados na 4 edição do Forum Blockchain, promovido pela TI INSIDE, que teve início nesta quarta-feira, 26.

Um exemplo de uso inovador de tecnologia é o que conta Ronaldo Sodré Santoro, Co-CEO da Bom Valor, uma rede blockchain para leilões.  “Já possuía uma tradição familiar no ramo de leilões e com a transformação natural para o digital, houve uma opção por uma tecnologia inovadora que nos permitiu dar um salto e oferecer um produto novo e confiável”.

Criador do primeiro leilão Virtual, on line, nos anos 90, a busca de Santoro para trazer o valor probatório de autenticidade era fundamental para o futuro dos leilões na rede e já trouxe na época o hash do Observatório Nacional, que traria de qualidade do probatório jurídico na relação entre as partes das transações.

“A Internet trouxe mudanças, mas não está finalizada. Entendo que o blockchain é a nova internet, que utilizará esse protocolo de registro, para o usuário comum, aquele que usa internet para fazer diversas coisas no seu cotidiano com comprovação de autenticidade, com as identidades digitais e com seu próprio DNA vão passar tem uma nova certificação garantia através de uma forma muito mais democrática transparente segura de se navegar”, argumentou Santoro.

Segundo o executivo, “usando a tecnologia blockchain o usuário poderá  ter mais segurança  por meio de Chaves Pessoais que terão a capacidade de trocar dados sensíveis certificando sua autenticidade e até ter direito sobre os arquivos de sua autoria e podendo no futuro ser remunerado por isso “, reiterou.

A startup Growth Tech, é outra empresa do mercado que desenvolve soluções para automação inteligente e desintermediação de processos, através de Smart Contracts e da tecnologia Blockchain.

Como diz seu fundador Hugo Pierre, também Co-Founder da startup Digi, o objetivo da companhia é contribuir com diversas empresas na otimização de processos, aumento de produtividade, eliminação de intermediários, agilizando seus negócios e criando iniciativas e parcerias mais eficientes.

Uma das atividades mais conhecidas da empresa é a desintermediação.  “Através da solução em blockchain viabilizamos os processos com o ecossistema cartorário brasileiro, ajudando os cidadãos a realizarem serviços de forma segura, rápida e confortável, como certidões de nascimento, registros de imóveis, escrituras diversas, união estável, etc.’, conta ele.

Por meio da rede virtual de cartórios, trouxemos os cartórios para o mundo virtual. Entendemos os ambientes regulatórios complexos para atuar de forma diferente, segura, com validade das transações em formato digital.

Pela experiência adquirida neste processo a empresa desenvolveu uma outra ferramenta, para auxiliar na formatação de contratos inteligentes e todos os processos que envolvem as transações imobiliárias, de forma a atender cada particularidade de cada obra, com todo o potencial do blockchain.

A empresa está também disponibilizando mais uma ferramenta baseada na tecnologia de blockchain para administração de condomínios e que traz mais uma vez inovação para um segmento tradicional da economia.

Otavio Soares, fundador e COO da GoLedger, Co-Fundador e diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Over-The-Top ‘s (ABOTT’s) trouxe para o painel a sua experiência com blockchain na formatação de seu negócio.

A GoLedger é especializada em desenvolver sob demanda Blockchains Privados e Permissionados. “Realizar transações do modo mais seguro possível com o menor custo permitido é um objetivo de muitas companhias. Nos dias atuais, esse é um objetivo que impacta a vida de quase todos. Neste sentido o Blockchain é a solução tecnológica para fazer com que um processo unificado seja instanciado entre diversas empresas ou instituições independentes entre si, com 100% de confiabilidade nas transações”.

Entre os principais alvos de negócios para a empresa está o governo, embora, como disse Otávio Soares, ainda seja pouco conhecida entre os administradores. “A relação Blockchain e Governos está ganhando força e evolui na direção da otimização de processos, aumento da confiança, transparência e segurança entre os órgãos. Entes como o Tribunal de Contas da União (TCU), Fórum Econômico Mundial (WEF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o próprio Governo Federal, entre outros, estão estudando e incentivando o uso da tecnologia pelos governos”, informou executivo.

A empresa desenvolveu algumas soluções bastante focadas em área que estão em pleno desenvolvimento.  A solução GoBio é um template pré-configurado cujo objetivo é o de possibilitar a criação de uma identidade digital única nato-digital. “Esta solução tem como objetivo facilitar a integração entre as bases de cadastro biográfico e biométrico de modo a garantir a unicidade dos dados, e a redução do custo relativo às coletas de biometrias pelo Brasil, possibilitando que diversos outros atores possam realizar ações de reconhecimentos”, explicou.

Entre as demais soluções da companhia estão a GoTrace, que é um template pré-configurado cujo objetivo é realizar o controle total de uma cadeia produtiva por meio de rastreamento; o GoProcess é um barramento de gestão processual em blockchain que garante a confiabilidade e auditoria em todo o fluxo da informação, com a digitalização, certificação, biometria e o armazenamento redundante de documentos, com a qual é possível garantir a integridade dos registros de documentos ao mesmo tempo que aumentar a agilidade e confiança em todo o processo; e GoVote, plataforma de votação que utiliza três blockchains permissionados baseados em Hyperledger Fabric da Linux Foundation, que permite a realização de uma votação online com todas as garantias de autenticidade, privacidade e auditabilidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile