Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mais de 80% das empresas no Brasil têm algum tipo de aplicação...

Mais de 80% das empresas no Brasil têm algum tipo de aplicação na nuvem

0
Publicidade

82% das organizações têm alguma aplicação em nuvem, porém, apenas 15% delas têm 75% ou mais do seu ambiente nesse modelo. Esse é um dos resultados do IT Brazil Snapshot, estudo realizado pela Logicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação.

A quarta edição da pesquisa, realizada em parceria com a Somatório Pesquisa e Informação, entrevistou 205 empresas, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017, com o objetivo de avaliar o nível de maturidade e de adoção de novas tecnologias nas empresas brasileiras.

Atualmente, 51% das organizações acreditam que, tanto elas quanto os concorrentes, têm nível de maturidade intermediário. No entanto, 42% dos participantes afirmam que não estão no patamar ideal e se cobram para alcançar um nível de excelência. A exigência é ainda maior no segmento financeiro, onde não há espaço para erros – 62% dos gestores de TIC entrevistados entendem que, especialmente nesse setor, o ideal é chegar à excelência.

Panorama de TI no Brasil em 2016

Apesar da alta taxa de adoção entre os respondentes da pesquisa, a maior parte (66%) ainda não tem nem 25% dos serviços em cloud – e a principal barreira para adoção continua sendo a tecnologia em si (40%), comprovando que ainda há gaps de entendimento sobre a nuvem.

Além de ser o ano de consolidação da tecnologia, 2016 registrou o fortalecimento da cloud híbrida, que já é utilizada por 40% das empresas brasileiras. A nuvem privada, por sua vez, passou de 46%, em 2013, para apenas 25% no ano passado – comprovando a mudança no perfil de contratação de cloud pelas organizações. Já a nuvem pública permanece estável desde a primeira edição da pesquisa, sendo usada por cerca de 7% das organizações.

O crescimento do uso de nuvem possibilita a migração gradual da aquisição de equipamentos (CAPEX) para a contratação de serviços (OPEX). No ano passado, 41% dos gastos com TI foram destinados à equipamentos e 59% à serviços, sendo aplicações e softwares o principal foco desses investimentos (22%), seguido por prestação de serviços (19%), data center (16%) e telefonia/conectividade (11%). Esse movimento deve se intensificar ainda mais em 2017, quando os gastos de TI do tipo OPEX irão crescer cerca de 2%.

A nuvem não só possibilita o aumento da contratação de tecnologias como serviço, mas também de soluções de mobilidade, levando cada vez mais agilidade e flexibilidade aos negócios. Atualmente, a adoção de soluções móveis visa, principalmente, a automação de força de vendas (36%) e o aprimoramento de ferramentas de gestão/ERP (24%), permitindo aos executivos acesso a informações e tomada de decisões a qualquer hora e de qualquer lugar.

Novas tecnologias

Em 2016, a maior parte do orçamento de TIC foi destinado à manutenção das tecnologias existentes (71%). Além disso, houve uma queda no volume de investimentos em novas tecnologias ao longo dos últimos quatro anos (62% em 2013 e 41% em 2016) e aumento em tecnologias já existentes – em 2013, 65% do orçamento foi destinado a elas. O movimento, na visão da Logicalis, está ligado ao cenário político-econômico no País nos últimos dois anos, levando os CIOs a um comportamento mais conservador.

A comunicação entre máquinas (M2M) é o grande destaque entre as novas tecnologias e apresenta um forte crescimento desde 2014. O destaque fica por conta do setor de utilities que, impulsionado pelas iniciativas de Smart Grid, vem investindo nesse tipo de solução, hoje já adotada por 45% das empresas do segmento.

Outro ponto identificado pela pesquisa é que, independentemente da adoção de novas tecnologias ou do investimento na manutenção das existentes, a segurança continua sendo um tema extremamente relevante para as empresas – e que as pessoas ainda são o elo mais frágil para 70% dos entrevistados. Isso se deve ao desconhecimento das ameaças (72%), falta de conscientização e comportamentos inadequados (51%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile