Publicidade
Início Notícias União governo e empresas é solução para formar profissionais de TI

União governo e empresas é solução para formar profissionais de TI

0
Publicidade

A aproximação entre empresas privadas e o governo federal é a maneira ideal para se resolver a questão da falta de mão-de-obra qualificada no setor de TI e criar iniciativas voltadas à formação de profissionais, segundo Roberto Carlos Mayer, presidente da Assespro-SP (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informacao, Software e Internet).
Segundo ele, o setor de TI apresenta o maior déficit em cargos como programadores e desenvolvedores de software, que atuam na ponta do processo de produção. O dirigente revelou que a entidade trabalha no desenvolvimento de um plano estratégico para o setor de TI. "O objetivo desse documento é fomentar as discussões sobre temas que impedem o crescimento consistente do nosso setor. Entre os itens abordados, estão formas de capacitação de profissionais e a necessidade de se criar um sistema de indicadores para acompanhar a demanda das empresas privadas", comentou Mayer.
De acordo com a Assespro-SP, mesmo com o aumento da oferta de cursos superiores na área, que formam muitos profissionais por ano, o resultado ainda é insuficiente para suprir a demanda das empresas de TI. De acordo com o Ministério da Educação, em 2007, o Brasil contava com aproximadamente 4,9 milhões de estudantes universitários e formou, no mesmo ano, 2,338 milhões de profissionais em áreas relacionadas à TI.
Outro levantamento recente, realizado pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), aponta que há uma carência no setor estimada em 20 mil profissionais. Em cinco anos, serão 200 mil vagas em aberto, levando-se em consideração a projeção média de crescimento do mercado interno e o número de alunos formados anualmente pelas instituições de ensino.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile