Publicidade
Início Serviços Case Plataforma otimiza ativos digitais de marketing

Plataforma otimiza ativos digitais de marketing

0
Publicidade

Natura, Carrefour, Santander e Mitsubishi adotaram a plataforma Visto, da empresa Arizona – um sistema web desenvolvido para a automação dos processos de marketing –cujas ferramentas integradas armazenam e buscam ativos digitais, ajustam perfil de cor e enviam automaticamente anúncios direto para a veiculação, entre outras funções, além de reduzir custos e diminuir os prazos de produção.
Na Natura a ferramenta agilizou o processo e o trabalho de geração de PDFs finais, que antes levava quatro dias e demandava cinco profissionais. Hoje é feito em 45 minutos por apenas um profissional. Em relação ao catálogo de produtos, os erros graves de digitação, que eram 34 por ano, caíram para zero e as devoluções de produtos de maquiagem por problemas de cor caíram 30%. A Natura também conseguiu reaproveitar 70% das imagens já produzidas e teve uma redução de 30% nas despesas com as mesmas.
São mais de 23 mil ativos digitais, totalizando 1,3 terabytes que atendem a sete países, como Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, México e Venezuela.
Todo o histórico da Natura está armazenado e pode ser encontrado via web, o que permite que as aprovações sejam feitas sem a necessidade de deslocamento e com segurança, uma vez que todo o processo de aprovação tem 100% de rastreabilidade.
No Carrefour, os ganhos com a plataforma Visto foram de 25% de tempo no processo de produção, com redução de 97% nos erros e de 31% no quadro de pessoas envolvidas na produção dos tablóides, numa economia financeira anual de mais de R$ 570 mil. Antes da implantação do sistema da Arizona, havia um índice de 96 erros por ano nos tablóides da rede varejista, que caiu para dez por ano após o Visto. O reaproveitamento de imagens passou de 40% para 90%.
Com um acervo maior do que 26 mil ativos digitais e 2,5 terabytes administrados pela Arizona, antes da implantação da plataforma, uma equipe de 30 pessoas produzia 800 páginas de tablóide por mês. Com o Arizona Retail, 27 profissionais produzem atualmente 1500 páginas de tablóide no mesmo período, aumentando a eficiência e reduzindo em 90% as horas extras praticadas pela equipe de tablóides.
A redução do time to market também foi um ganho significativo para o Carrefour, já que, antes da implantação do sistema, os preços deveriam ser decididos sete dias antes da impressão. Atualmente, eles são decididos na véspera da impressão, o que dá margem para uma análise mais criteriosa do cenário econômico, principalmente com relação aos preços da concorrência.
Já o Banco Santander tem hoje 140 agências utilizando o Visto em fluxos de aprovação que passaram de três dias para quatro horas.
Na Mitsubishi, o processo de geração e envio de anúncios passou de cinco horas para cinco minutos com o Visto. Atualmente, a empresa cria cerca de 300 templates e realiza uma média de 1500 downloads por mês.
Antes do Visto, o processo de aprovação de anúncios e envio aos veículos em nível nacional levava de três a dez dias, com as concessionárias criando localmente seus próprios anúncios, sem a padronização de identidade de marca e sem o alinhamento com a matriz, “além da pior qualidade do anúncio final, pois não era aplicado o perfil de cor padrão dos veículos”, argumenta o presidente da Arizona, Marcus Hadade.
Agora a concessionária entra no acervo digital cadastrado, escolhe o template disponível e o modelo do carro Mitsubishi, customiza o anúncio nas áreas pré-selecionadas e envia um anúncio. “O Visto monta o anúncio, gera um PDF otimizado específico para a revista ou jornal selecionado, considerando características de papel jornal ou papel de revista, e envia automaticamente; enquanto isso, o departamento de marketing da Mitsubishi recebe um aviso na hora de envio e verifica todas as informações, podendo brecar o processo se elas não estiverem de acordo com os guidelines de comunicação da marca”, conclui o presidente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile