Publicidade
Início Notícias Índice de convergência digital cresce 4% no país

Índice de convergência digital cresce 4% no país

0
Publicidade

O aumento da participação da classe C no consumo de produtos e serviços de tecnologia da informação e comunicações (TIC) foi o fator que mais contribuiu para o avanço do Índice Brasil de Convergência Digital (IBCD), de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira, 27, pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Segundo a entidade, o IBCD atingiu 7,03 pontos neste ano, um crescimento de 4% em relação à edição de 2011.

O documento ressalta que a inclusão de 40 milhões de pessoas na classe C entre 2003 e 2011 mudou o perfil do acesso aos recursos de TIC no Brasil. Nos próximos dois anos mais 13 milhões de pessoas farão parte da classe C, prevê a Brasscom.

O índice tem o objetivo de levantar informações sobre a estrutura e a dinâmica do mercado brasileiro de TIC. Esta sexta edição analisou o período que vai do segundo trimestre de 2010 ao primeiro semestre de 2012.

O levantamento constatou que, com a expansão das vendas de computadores, notebooks e smartphones para a classe C, o acesso à internet nos domicílios também cresceu. Em 2007, 49% dos acessos ocorriam em lan houses e 40%, nas residências. No ano passado, o acesso à internet em domicílios subiu para 67%, enquanto em lan houses caiu para 28%.

O IBCD mostra ainda que o número de acessos à internet em banda larga móvel registrou crescimento de 91% em 2011, enquanto a banda larga fixa teve alta de 19,6%. Em maio deste ano, especificamente, foram registrados 58,7 milhões de acessos em banda larga móvel, sendo 90% por meio de aparelhos 3G e 10%, através de terminais de dados. No caso da banda larga fixa, foram registrados 18,7 milhões de acessos no mesmo período.

Nos últimos quatro anos, o número de linhas de telefonia celular em uso no Brasil dobrou, totalizando 256,1 milhões em junho deste ano. Em 2011, o país se tornou o quarto mercado de celular do mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. Além disso, de acordo com dados do IBCD, o comércio eletrônico registrou 31,9 milhões de consumidores no fim de 2011, um aumento anual de 36%, enquanto o e-banking contabilizou 54 milhões de usuários, expansão de 8%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile