Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Com IA, CPFL contrata uso de equipamentos de segurança

Com IA, CPFL contrata uso de equipamentos de segurança

0
Publicidade

A companhia de energia CPFL intensificou o controle de uso de equipamentos de segurança em suas instalações, especificamente no Centro de Operação de Segurança (COSEG), ao adotar uma solução baseada em inteligência artificial.

Desenvolvida e implementada pela SONDA, após um projeto piloto, a solução Operations SAFE, avalia, em segundos, segndo a empresa, se as atividades executadas pelos profissionais estão de acordo com as regras estabelecidas pela empresa.

Para identificar se a equipe está em conformidade com as regras, os operadores registram suas atividades por meio de dispositivos móveis, sensores ou câmeras conectadas. Por meio de algoritmos avançados de IA, o sistema analisa as evidências coletadas, identificando e diagnosticando rapidamente os padrões das atividades.

O indicador de assertividade do sistema em relação às imagens analisadas chega ao percentual de identificação de 91% das atividades da equipe de campo. Além disso, o modelo utiliza Machine Learning, ou seja, a visão computacional, para aprimorar continuamente seus processos à medida que as análises são realizadas, garantindo eficácia, segurança e desenvolvimento das operações.

A plataforma de IA traz consigo diversos benefícios, incluindo uma cobertura ágil e ampliada na detecção de não conformidades, automatização dos processos manuais, redução de validação humana nas imagens coletadas em campo, ganho de assertividade na identificação das falhas de segurança e redução de custos operacionais. Com as informações geradas a partir dessas não conformidades, é possível, ainda, aprimorar os treinamentos, tornando-os mais objetivos e centralizados.

Com base nos resultados positivos na solução, a próxima etapa será a melhoraria da produtividade da equipe de analistas do COSEG. Nesta fase, o AI Operations SAFE automatizará todo o processo de análise das APRs (Análises Preliminares de Risco), cruzando as informações obtidas das imagens com os dados inseridos manualmente pelos usuários em campo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile