Publicidade
Início Notícias Negócios BASF inaugura seu primeiro centro de experiências científicas e digitais no Brasil

BASF inaugura seu primeiro centro de experiências científicas e digitais no Brasil

0
Publicidade

A BASF inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 28, em São Paulo, a sua primeira estrutura de cocriação e desenvolvimento de tecnologias no Brasil. Batizado de onono, o Centro de Experiências Científicas e Digitais funcionará no nono andar do edifício onde está o escritório central da empresa e tem como objetivo conectar e aproximar clientes, fornecedores, startups, colaboradores e universidades.

“Com este ambiente estamos nos aproximando ainda mais dos nossos clientes e gerando soluções que agreguem valor aos seus negócios”, comenta Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul, acrescentando que o centro está aberto também para não clientes e para segmentos fora da atuação dos negócios da empresa.

Em total alinhamento com a estratégia global da BASF, onono é uma das iniciativas da companhia para realizar seu grande objetivo: criar química para um futuro sustentável. “Queremos crescer e liderar mundialmente a indústria química, com rentabilidade, criando valor para nossos clientes, sociedade e meio ambiente”, enfatiza Manfredo.

O centro vai ser liderado por Fabiano Sant’Ana, diretor de Digital da BASF na América do Sul, que terá o objetivo de catalisar inovações e agregar interesses de diferentes públicos para chegar a soluções de mercado. “A intenção é proporcionar um local voltado para a geração de negócios, fornecendo soluções digitais e sustentáveis além de conexões com todos os públicos interessados em novas oportunidades e troca de experiências”.

O onono também pretende fomentar a educação e troca de conhecimento de diferentes focos de mercado. “A Oracle, por exemplo, usou o espaço para realizar em um dia uma série de palestras de 20 minutos sobre diferentes tecnologias e aplicações, para equipes de colaboradores de diferentes áreas da empresa. Esses conteúdos são filmados e depois ficam à disposição para serem vistos na plataforma de streaming”, explica o executivo.

Inovação e cocriação

O centro foi projetado com uso tecnologia de ponta para laboratórios de pesquisa e testes de produtos, conectividade, telas de vídeo de alta resolução, estudo para filmagem, digitalização de processos e design e uma área para troca e produção de conhecimentos, design thinking, hackaton, etc.

Ele inclui também laboratórios de aplicação de produtos de home care e limpeza institucional e o de personal care, uma estrutura equipada para desenvolver soluções inovadoras e customizadas ao mercado local e realizar testes de performance. No laboratório sensorial climatizado é possível realizar testes instrumentais para diferentes tipos de pele e cabelos sensíveis em ambiente controlado. É nele, inclusive, que está instalado o primeiro equipamento do Brasil específico para avaliação de volume e frizz. O onono inclui ainda um salão de testes para profissionais. Os laboratórios estão conectados com centros de inovações da BASF em todo o mundo, possibilitando a troca de experiências e conteúdos em tempo real.

Esses recursos permitem que startups tenham acesso a equipamentos para testarem seus produtos, realizarem prova de conceito, etc, com apoio e mentoria de profissionais especializados nos segmentos.

Agrostart

Outro projeto de destaque de Basf com startups está o Agrostar, programa de aceleração criado em 2016. Atualmente mais de dez startups estão em aceleração, todas com o propósito de gerar otimização ao produtor rural, suportar a tomada de decisão e impactar positivamente o aumento de produtividade da lavoura. O projeto tem parceria com a Bosch.

Almir Araújo, líder da área de Agro Basf para América Latina, explica que nesses últimos 3 anos já foram apoiadas 420 startups no Chile, Colômbia, México e Brasil. Hoje tem 15 delas com projetos em andamento, como agricultura de precisão, gestão de lavoura, robótica, drones, projetos de economia compartilhada. A Basf trabalha com a Aceleradora ACE.

A Basf também tem uma plataforma de soluções digitais, Xarvio, para otimização de cultivos e digitalização da agricultura, que identifica doenças e pragas, plantas daninhas, insetos, etc.

Pegada de carbono

Para reforçar a proposta de que suas atividades de negócios têm impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, além de implementar na prática sua estratégia de sustentabilidade, a BASF fará a compensação das emissões de carbono geradas pelo evento de inauguração do onono (cerca de 2,83 toneladas de CO2eq), apoiando a recuperação da Mata Atlântica a fim de combater as mudanças climáticas e conservar a natureza.

Para isso, conta com o suporte da Fundação Espaço ECO (FEE), OCIP criada e mantida pela BASF desde 2005 para atuar como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile