Publicidade
Início Serviços Case UPS economiza 40% com outsourcing de impressão

UPS economiza 40% com outsourcing de impressão

0
Publicidade

De olho nos benefícios gerados por novas soluções de imagem e impressão implantadas no mercado, a UPS, maior empresa de entrega de pacotes do mundo, resolveu buscar uma opção de outsourcing para gerenciamento do parque da companhia.

Com a prospecção, identificação, desenvolvimento e implantação da SJTech, revenda e integradora de soluções de tecnologia focada em soluções de impressão, foi detectado primeiramente o volume de impressão e conseqüentemente os gastos da empresa. Uma pesquisa também foi feita para identificar quais eram as necessidades dos funcionários quanto ao processo de impressão, cópia, digitalização e envio de documentos. “Quando elaboramos o projeto, além de toda a pesquisa de hábito de impressão, também pensamos em como melhorar detalhes como a utilização do papel e gerenciamento dos serviços”, afirma Carlos Silva, Especialista em soluções de impressão da SJTech.

Assim, foi desenvolvida a solução de outsourcing que envolvia hardware, software, consumíveis e serviços da HP. O resultado imediato foi a otimização de páginas impressas, que antes eram 250 mil e passaram a ser 210 mil mensalmente. Hoje, quatro anos após o início do projeto, este número é de 200 mil, um aproveitamento significativo se contar que a UPS fez aquisições neste período e teve que assumir mais 30% de volume de impressão.

De acordo com Emerson Stabenow, Gerente de SPL da UPS Brasil, uma grande vantagem do projeto é que em nenhum momento foi feita aquisição de produtos, desde que o projeto começou há quatro anos. “Pagamos apenas o que imprimimos por isso a redução do volume de impressão foi tão impressionante para a gente,” afirma o executivo. Stabenow reforça que além da economia gerada pelo projeto, houve mudanças perceptíveis fisicamente. O parque, que antes tinha 132 equipamentos entre impressoras, fac-símiles, copiadoras e scanners, hoje têm apenas 36.

Atualmente os processos de imagem e impressão da UPS são direcionados a uma central, que além de imprimir conforme a demanda dos funcionários, produz outros itens de serviços como encadernações, gravações e etiquetamento de CDs, entre outros. Se a necessidade do funcionário é a impressão de um item cuja produção não pode ser atendida pelo parque instalado, como um banner, por exemplo, este material é enviado para a SJTech que providencia sua confecção num dos equipamentos de grande formato da HP.

Apesar de todos os benefícios que o outsourcing permite, a UPS tomou cuidados para evitar resistências. Foi feito um processo para comunicar e educar os funcionários dessa mudança. “É natural ter resistência quando a rotina é alterada, por isso fizemos treinamentos para apresentar o projeto e o adaptamos conforme a necessidade da equipe. O sucesso do projeto depende do usuário,” afirma Emerson.

Até agora a UPS já teve uma economia de 40% com custos e cerca de 15% de aumento da produtividade, uma vez que os funcionários podem delegar as atividades referentes à impressão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile