Publicidade
Início Notícias Países querem criar coalizão para defender o uso do software livre

Países querem criar coalizão para defender o uso do software livre

0
Publicidade

Representantes de países da América Latina, Caribe, África e a Índia discutiram no Seminário Coalizão Sul-Sul, realizado no Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi), que teve início na quarta-feira, 27, em Brasília, os padrões abertos e os modelos alternativos de software em programas de inclusão digital e de governo eletrônico.

Durante o evento os participantes, chegaram a um consenso quanto à necessidade de uma coalizão que reúna um bloco coeso de países e seja capaz de defender o uso do software livre e fomentar o seu desenvolvimento. “Nossa tentativa é estabelecer uma verdadeira coalizão, que possa ir além desse painel e levar o debate adiante”, destacou Cristiano Berbert, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O Seminário contou também com a presença de G. Nagarjuna, presidente da Free Software Foundation da Índia. Na opinião dele, um dos maiores obstáculos encontrados pela plataforma aberta no mundo é o forte vínculo entre governos e indústrias. Segundo ele, esse é o alvo a ser atacado, a barreira a ser rompida. “Sem quebrar esse vínculo, não conseguiremos fortalecer o software livre”, alertou.

O presidente da FSF Índia pediu o apoio de todos os países presentes para a formação de um órgão global para concessão de padrões abertos, iniciativa que julga essencial para que o real conceito de "Padrão Livre para Documentos Informatizados" seja efetivamente colocado em prática.

O Consegi também destacou o compartilhamento internacional do conhecimento. O seminário Experiências Internacionais de Governo Eletrônico, realizado na quarta-feira, 27, reuniu representantes da América do Sul e da África, bem como autoridades do governo federal. Os palestrantes abordaram o desenvolvimento de tecnologias e o oferecimento de serviços de governo para o cidadão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile