Publicidade
Início Blogueria Usuário: a peça-chave para o sucesso da homologação

Usuário: a peça-chave para o sucesso da homologação

0
Publicidade

Muitos desenvolvedores esquecem, mas os sistemas que eles desenvolvem são feitos para atenderem os usuários, por mais que pareça estranho para muitos, quem dá a última palavra para a aprovação de um novo sistema é o usuário.

Isso não quer dizer que o usuário saiba exatamente o que ele quer, mas ele é o cliente que deve ser atendido. De nada adianta um sistema maravilhoso, cheio de funcionalidades e aplicabilidade, se não atende às necessidades do usuário.

Os problemas começam no levantamento dos requisitos. A grande maioria dos analistas de requisitos acredita que os usuários sabem exatamente o que eles querem e, depois de poucas reuniões de levantamento, levam para os arquitetos e desenvolvedores as impressões e as necessidades que eles acreditam que o usuário tenha ou necessite.

O mais comum, deste momento em diante, são algumas deliberações sem muito sentido; se o que o analista de requisitos levantou já não é exatamente o que o usuário imagina que deseja, imagine o que acontece quando os arquitetos e desenvolvedores se apoderam dos requisitos trazidos pelos analistas e resolvem alterar para o que acham melhor funcionalidades e necessidades dos usuários.

O resultado desta história é sempre marcado por uma reunião bombástica que acontece entre o time de desenvolvimento e o usuário; os desenvolvedores querendo mostrar para o usuário que o que foi feito é melhor do que foi solicitado, e o usuário simplesmente não entendendo absolutamente nada do que esta sendo apresentado.

Situações como estas acontecem diariamente nas empresas. E o problema é sempre o mesmo: o pessoal de TI acredita que, por conhecer desenvolvimento e sistemas, sempre dará uma solução melhor do que o usuário necessita e o usuário, por sua vez, com a desculpa de nunca ter tempo para acompanhar as homologações necessárias, sempre se coloca na defensiva criticando tudo o que vê pela frente.

É claro que esta história sempre fica pior para o pessoal de desenvolvimento, afinal quem paga a conta é o usuário e quem tem que ser atendido é ele. Então, está na hora do pessoal de desenvolvimento, em prol da redução de custos e atendimento dos prazos, ser mais rigoroso com as suas metodologias de desenvolvimento, seguindo à risca a necessidade de validação dos usuários para os sistemas que estão sendo criados, mesmo que estes não sejam o sonho do desenvolvedor. Por outro lado, os usuários tem que entender que só é possível entregar no prazo, custo e com as funcionalidades desejadas se eles participarem das homologações de cada fase do desenvolvimento do novo sistema, afinal o pessoal de TI é especializado em tecnologia e não em adivinhação.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile