Publicidade
Início Notícias Registro de patentes no Brasil cresce 27% nos últimos cinco anos

Registro de patentes no Brasil cresce 27% nos últimos cinco anos

0
Publicidade

O número de registro de patentes cresceu 27% nos últimos cinco anos no Brasil, saltando de 2.481, em 2004, para 3.153 no ano passado, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O órgão atribui o aumento a três fatores: contratação de pessoal, melhoria da estrutura e maior divulgação do sistema.
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), somente no ano passado foram sete patentes depositadas no Brasil junto ao Inpi, e mais seis internacionais. O INT ainda tem outros seis relatórios descritivos de patentes em fase de conclusão e planeja registrar dez produtos até o fim deste ano.
O coordenador de Gestão da Qualidade e Inovação Tecnológica do INT, Carlos Alberto Teixeira, observa que outros fatores também foram relevantes para o desempenho inédito da instituição, em especial, a estrutura que se criou para dar suporte à inovação, como o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PC&I 2007-2010), que tem um eixo específico relacionado à inovação nas empresas e disponibiliza um conjunto grande de instrumentos justamente para fazer com que a inovação aconteça.
Na opinião de Teixeira, a criação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), da Lei do Bem e da Lei de Inovação, regulamentada em 2005, foram relevantes para proporcionar as condições necessárias para tornar mais efetiva a gestão das instituições e dos institutos tecnológicos. Ele atribuiu o desempenho à trajetória de grande relacionamento com as empresas e com o meio industrial. O órgão possui, atualmente, 38 patentes acumuladas na carteira e 69 produtos registrados, entre eles, marcas, programas de computador, modelos de utilidade e invenções.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile