Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Programa seleciona soluções inovadoras para empresas do Agro

Programa seleciona soluções inovadoras para empresas do Agro

0
Soybean Field Rows in summer
Publicidade

A Área 51, o hub de inovação do Dabi Business Park, com sede em Ribeirão Preto (SP), está recebendo inscrições para o Dabi Start Me Up, um programa de inovação aberta que busca identificar empreendedores, startups e demais soluções capazes de abordar de forma inovadora os desafios e necessidades apresentados pelas empresas mantenedoras e residentes no complexo empresarial.

Como um dos mais relevantes polos do agribusiness no Brasil, o programa concentra entre suas mantenedoras empresas e instituições ligadas ao setor como Ourofino Agrociência, São Martinho, Harven Agribusiness School, Sicoob SP, Pedra Agroindustrial, Usina Santa Adélia, AgriforLife e Bio Energy Hub.

Também compõem o programa empresas ligadas à mobilidade como Santa Emília e Lagosan e da área jurídica, como é o caso do Sanchez Lab. O programa conta, também como mantenedora, com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto.
A primeira turma de startups inicia o programa de residência dia 1° de abril. A plataforma para inscrições e todas as informações do programa estão disponíveis no site.

Open Innovation

O Dabi Start Me Up tem como base o conceito de Inovação Aberta, estratégia por meio da qual as organizações não desenvolvem soluções apenas internamente mas buscam no mercado projetos inovadores e melhorias incrementais, seja por meio de parcerias com startups, empreendedores individuais ou empresas de tecnologia estabelecidas.
No caso do Dabi Start Me Up a inovação aberta tem potencial de conectar startups e demais negócios de base tecnológica com 15 empresas que podem aplicar as soluções em suas operações, possibilitando a realização de provas de conceito, parcerias e investimentos.

O programa oferece também recursos valiosos para impulsionar o desenvolvimento e crescimento das startups, que vão desde três meses de residência na própria Área 51, incluindo a integração ao ecossistema de Ribeirão Preto e região, até serviços de TI, mentorias, eventos, treinamentos e apoio para a captação de investidores.

Temas

No tema Agronegócio, as empresas mantenedoras do Dabi Start Me Up indicaram os seguintes desafios para os empreendedores: Inteligência Artificial na Saúde Vegetal e Animal; Agricultura de Precisão com IA e Sensoriamento Remoto; Robótica e Automação na Colheita e Processamento Agrícola; Redução do pisoteio durante as operações agrícolas; Monitoramento de Saúde do Solo e Qualidade da Safra e Gestão de Fertilizantes e Insumos
Além das temáticas do agronegócio, a nova temporada receberá propostas nas categorias: transformação digital e tecnologia da informação; mobilidade urbana e logística; serviços financeiros; educação e agnóstico, para ideias que não se enquadram nas temáticas anteriores, mas atendem ao potencial inovativo buscado pelo programa. Os desafios estão descritos no site.

Seleção

Os participantes são escolhidos com base na análise técnica de critérios relacionados à capacidade de implementação e escalabilidade da solução proposta, ao nível inovação e diferenciais competitivos que a startup oferece e ainda às competências do time, entre elas a experiência técnica, complementaridade de habilidades e o comprometimento com o programa.

“Buscamos iniciativas que também tenham a capacidade de contribuir para o ambiente da Área 51 e do Dabi. Nossa comunidade se engaja e abraça esses empreendedores, porque esse é nosso espírito: colaborativo, facilitador de conexões e repleto de possibilidades”, destaca Ricardo Agostinho, gestor da Área 51.

Vantagens

Para as empresas mantenedoras do Programa uma das vantagens é a integração do Dabi Start Me Up com o Prêmio OVNI, uma iniciativa que, por meio de consultoria e jornada gamificada conduzida pela consultoria QuikDev, apoia empresas em seus processos de inovação.

“Mais de 20 projetos já foram abraçados nos dois primeiros anos do Dabi Start Me Up. Algo que não seria tão valioso sem empresas que tem olhado a inovação como estratégia e que acolhem os projetos selecionados e se envolvem em todo o processo”, explica Eduardo Brondi, gestor do Dabi Business Park.

Além das mantenedoras, o projeto conta com o apoio da Treesales, consultoria que atua em transformação digital e com ampla atuação do agro, a Darede Serviços de TI e a QuikDev, especialista em programas de inovação empresarial.

Área 51

Hub de inovação do Dabi Business Park, a Área 51 é um espaço de 500m2 dentro do centro empresarial dedicado a empresas e pessoas que buscam inovação aberta e conexão com grandes empresas, startups, investidores, mentores e instituições de ensino. Oferece completa infraestrutura física e de comunicações, abrigando atualmente 26 parceiros.

Dabi Business Park

O Dabi Business Park é um centro empresarial desenvolvido para conectar pessoas, ideias e empresas, promovendo inovação e gerando novos negócios. Instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), abriga de grandes empresas à startups. O espaço conta com áreas a partir de 60 m² até lajes de 5 mil m². Uma de suas âncoras é a Área 51, um hub de inovação que atende empresas residentes e externas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile