Publicidade
Início Notícias Gastos com anúncios das gigantes de celular atingiram mais de US$ 4...

Gastos com anúncios das gigantes de celular atingiram mais de US$ 4 bi em 2007

0
Publicidade

Os gastos com publicidade das maiores fabricantes e operadoras de celular atingiram quase US$ 4,1 bilhões no ano passado, um aumento de US$ 431 milhões, ou de 12%, em relação a 2006, de acordo com pesquisa conjunta da Nielsen Monitor-Plus e da Nielsen Mobile. No geral, as despesas das empresas com anúncios cresceram 67% nos últimos cinco anos, saltando dos US$ 2,45 bilhões em 2003 para o valor atual.

Mais de um terço do total dos anúncios em 2007, segundo a Nielsen, foi para as redes de TV, que ficaram com US$ 1,4 bilhão, ou 35,53% do total, seguido pelas TV por assinatura, que abocanharam 20% das receitas, ou US$ 814,6 milhões, e pelas empresas de spots televisivos, que ficaram com 15%, ou US$ 627,5 milhões das receitas totais. A publicidade na internet ficou com 7,2% dos anúncios, ou US$ 295,4 milhões.

Ainda de acordo com o estudo, os gastos com publicidade realizados pelas cinco maiores operadoras de telefonia móvel totalizaram US$ 3,89 bilhões em 2007, um aumento 16% na comparação com o ano anterior. A Verizon Communications, por exemplo, aplicou US$ 1,2 bilhão em anúncios, um aumento 13% na comparação com 2006.

Já a Alltel, que introduziu anúncios em seu serviço de mensagens curtas (SMS), despendeu US$ 75,6 milhões com anúncios, um aumento de 62% na comparação com um ano antes. Além disso, a empresa dobrou sua despesa com publicidade de serviços de telefonia móvel, passando de US$ 47,7 milhões em 2006 para US$ 95,6 milhões no ano passado.

O estudo aponta, ainda, que as operadoras gastaram mais para anunciar serviços de dados do que os serviços tradicionais de voz. A publicidade para promover serviços de dados representou 25% (US$ 959 milhões) das despesas com propaganda em 2007, enquanto que para os serviços de voz gastaram cerca de 19% (US$ 734 milhões).

Já os gastos com anúncios dos três maiores fabricantes de telefones celulares totalizaram US$ 72,9 milhões no ano passado. Embora a Samsung e a Motorola, as duas maiores anunciantes do setor, tenham reduzindo as despesas com publicidade (menos 46% e menos 1%, respectivamente), a LG foi no sentido contrário, aumentando os gastos em 39% para a introdução da sua nova linha de celular Chocolate.

Ao todo, a empresa aplicou US$ 9,5 milhões em anúncios no lançamento do Chocolate, de um orçamento total para publicidade de US$ 17,3 milhões.

A maior cifra, no entanto, foi gasta pela Apple para introduzir o iPhone no mercado. Somente com anúncios durante a entrega do Oscar, em fevereiro do ano passado (cinco meses antes do lançamento do produto), a fabricante gastou mais de US$ 91 milhões.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile