Publicidade
Início Notícias Receita da Dell cresce 11% no trimestre e vai a US$ 16,4...

Receita da Dell cresce 11% no trimestre e vai a US$ 16,4 bilhões

0
Publicidade

A Dell encerrou o segundo trimestre com receita de US$ 16,4 bilhões, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. A alta foi determinada pelo crescimento de 19% nas vendas mundiais de produtos. O lucro por ação foi de US$ 0,31 e o fluxo de caixa decorrente de operações somou US$ 1,1 bilhão.

O resultado operacional totalizou US$ 819 milhões, ou 5% da receita. As margens brutas no trimestre foram afetadas adversamente por ações que visam o crescimento em áreas estratégicas, como a de consumidor global e da região chamada de EMEA, que engloba a Europa, Oriente Médio e África, assim como por um aumento da receita diferida, derivada da venda bem-sucedida de ofertas de serviços na região EMEA, que será contabilizada nos próximos períodos.

De acordo com o informe de balanço, o aumento da produtividade da Dell ganhou impulso no trimestre, quando foram registradas despesas operacionais equivalentes a 12,2% da receita, ou seja, uma redução de 1,6 ponto percentual, o menor valor obtido pela fabricante de computadores em seis trimestres. A taxa de impostos da companhia no período foi de 26,4%.

Nesses três meses, a empresa absorveu despesas no valor de US$ 27 milhões, referentes à amortização de ativos intangíveis adquiridos, assim como a soma de US$ 25 milhões incorridos em custos de realinhamento. Cada despesa equivale a cerca de US$ 0,01 do lucro por ação. A Dell mantém seu objetivo de alcançar uma redução anualizada de custos de, no mínimo, US$ 3 bilhões até o fim do ano fiscal de 2011.

A Dell encerrou o trimestre com US$ 9,5 bilhões em caixa e investimentos. Em uma base média ponderada, o número de ações foi de 2 bilhões, uma redução de 12%. A empresa gastou US$ 1,4 bilhão com a recompra de 60 milhões de suas ações. Ela também reduziu o quadro de pessoal em mais de 8,5 mil funcionários no ano passado, excluindo-se os aumentos causados pelas aquisições de outras empresas. No trimestre, a empresa atingirá sua meta de 8,9 mil funcionários, definida a cerca de um ano atrás.

Na quebra da receita por região geográfica, a Ásia-Pacífico e Japão registrou crescimento de 16% na receita, para US$ 2 bilhões. As entregas subiram 16% e a rentabilidade, 10%. O mix de produtos foi equilibrado, com um aumento nas entregas totais superior ao triplo da indústria. A Dell aumentou sua participação de mercado em 1,7 ponto. Os produtos de mobilidade lideraram o crescimento nas entregas, subindo 27%, sendo que as vendas de servidores aumentaram 21%. A receita proveniente de produtos de storage subiu 31%.

Na região das Américas, a receita subiu 5%, passando para US$ 8,1 bilhões com um aumento de 7% em unidades. Embora o resultado operacional tenha caído, a rentabilidade aumentou seqüencialmente em cerca de 20%, refletindo um crescimento equilibrado de todos os produtos. As vendas de servidores aumentam 18% na comparação com o baixo crescimento da indústria. As unidades portáteis subiram 12%.

Já a receita na região da EMEA subiu 11%, passando para US$ 3,5 bilhões, e as entregas aumentaram 20%. Iniciativas estratégicas visando crescimento e o aumento da receita de serviços diferenciados causaram uma redução no resultado operacional. As vendas de unidades de servidores subiram 18%, o crescimento mais rápido já registrado entre as cinco principais fornecedoras, e praticamente 1,6 vez a taxa da indústria. As entregas de notebooks aumentaram 52%, também à frente da taxa da indústria. A receita com sistemas de storage subiu 17%.

Nos países que compõem o chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o desempenho da Dell registrou alta de 41% na receita, derivada de um crescimento de 46% no número de unidades vendidas. Além disso, estabeleceu um aumento três vezes superior à taxa de crescimento da indústria, com a Dell conquistando 2,4 pontos de participação de mercado. Hoje, o grupo Bric responde por mais de 9% da receita da fabricante. Cerca de 47% da receita total da empresa originou-se fora dos EUA.

As entregas no mundo subiram 53% e a participação de mercado, de 1,6 ponto para 9,1%. No trimestre, a Dell vendeu o dobro de laptops ao consumidor final na comparação com um ano atrás, acumulando um aumento de 28% da receita, para US$ 2,8 bilhões. A rentabilidade chegou perto do ponto de equilíbrio, pois a empresa expandiu sua presença no varejo e absorveu despesas com processos legais no valor de US$ 18 milhões.

Mundialmente, a Dell aumentou sua participação no mercado de servidores em três pontos. A receita obtida com esse produto subiu 5%, registrando crescimento de 19% em unidades, mais de 2,5 vezes a taxa da indústria. A receita derivada de sistemas de storage subiu 11%, enquanto a proveniente de serviços especiais subiu 14%, passando para US$ 1,5 bilhão. O saldo dos serviços diferenciados da Dell aumentou 22%, ou US$ 1 bilhão, para saldo total da receita com serviços diferenciados, no valor de US$ 5,7 bilhões. As vendas de notebooks cresceram 44%, registrando um aumento de 26% da receita.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile