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Dell Sonicwall espera crescimento superior a 50% este ano no Brasil

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A Dell Sonicwall, divisão da fabricante de PCs formada após a compra da fornecedora de soluções de backup de dados e segurança de rede, registrou crescimento de 45% nos últimos dois anos no Brasil. Embora não divulgue cifras regionais, a empresa estima, agora com a integração das operações concluída, dobrar o faturamento no país, que hoje responde por 60% do faturamento da América Latina.

“Não posso afirmar que é uma meta, mas é muito provável que a gente dobre o faturamento em um ano, porque agora passamos a contar com produtos de ponta somados à estrutura da Dell”, explica o gerente geral da Dell Sonicwall no Brasil, Douglas Rivero.

Antes composta por apenas quatro funcionários da área comercial, que trabalhavam na formação do canal de vendas, a divisão passará a oferecer também suporte pós-venda em português, a partir de 24 de setembro. De acordo com Rivero, ela será a primeira fornecedora de soluções de segurança a atuar com suporte no idioma nativo.

O executivo explica que, além do canal, a divisão também atuará com venda direta, feita por uma equipe de aproximadamente 400 pessoas. O diretor executivo de vendas da Dell Sonicwall, Marvin Blough, diz que a inclusão dessa estratégia de comercialização ocorreu porque a Dell já traz em seu DNA a atuação com essa modalidade de negócio. “Continuaremos a atuar com os canais, mas nosso foco será a certificação e especialização de revendas especializadas em segurança.

Programa de canais

Para Blough, a extensa rede de relacionamentos já estabelecida pela fabricante de PCs irá contribuir para alcançar clientes de maior porte, já que atualmente 80% da carteira da divisão é composta por pequenas e médias empresas (PMEs). Ele projeta que, daqui um ano, a Dell Sonicwall fornecerá soluções 100% integradas a serviços e produtos provenientes de outras aquisições da companhia. Embora a Dell não revele o valor da compra, a estimativa é que a transação atingiu US$ 1,1 bilhão.

O foco voltado para grandes empresas no Brasil, segundo Rivero, se deve a falta de uma cultura de segurança entre as PMEs, o que faz do setor público o principal cliente no mercado nacional. “Os produtos se adaptam a organizações com grande capilaridade e alta demanda de soluções de baixo custo”, explica. Entre os clientes, estão 6 mil escolas da rede estadual de São Paulo e os Tribunais Regionais Eleitorais brasileiros.

Para os próximos meses, no entanto, Rivera acredita que haverá uma mudança nesse cenário já que, com as tecnologias de ponta desenvolvidas nos últimos dois anos, as empresas de menor porte poderão ter acesso às soluções fornecida pela Dell. “Apenas nos últimos dois meses, foram gerados quase 80 leads de novos negócios”, afirma Rivero.

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