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A digitalização é um motor para a sustentabilidade?

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As organizações em todo o mundo estão fazendo a transição para uma mentalidade que prioriza o digital, implementando tecnologias como a aprendizagem automática, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT). Também estamos testemunhando a ascensão da fabricação inteligente, criando oportunidades para otimização energética, melhoria de processos e manutenção preditiva.

Estas tecnologias podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios de sustentabilidade, abrindo caminho para um futuro mais verde. Também se alinham com o compromisso da União Europeia de emissões líquidas de gases com efeito estufa (GEE) até 2050. Basicamente, a digitalização e a sustentabilidade andam de mãos dadas e devemos nos concentrar igualmente em ambas as áreas para impulsionar a transformação em grande escala.

A rota digital para a produção sustentável

Hoje em dia, todos discutem as alterações climáticas, a globalização, a digitalização e as megatendências que moldam o nosso mundo. A sustentabilidade tornou-se um impulsionador de valor para os negócios nas últimas décadas – e faz sentido, considerando que 75% de toda a poluição provém de apenas 20 países. No que diz respeito à UE, quase um terço das emissões de GEE provêm dos transportes. As operações industriais são responsáveis por 26% das emissões, enquanto a produção de eletricidade e calor contribui com outros 23%. Uma maneira de enfrentar esses desafios é abraçar a transformação digital. Com esta abordagem, os negócios podem se tornar mais ecológicos e eficientes, o que se traduz em receitas mais elevadas.

A digitalização, ou transformação digital, pode ser definida como a integração de tecnologias digitais nas operações comerciais. O seu papel na indústria é eliminar ineficiências e, ao mesmo tempo, limitar a produção e os desperdícios. As práticas de sustentabilidade, por outro lado, visam travar as alterações climáticas e proteger os recursos naturais. Num contexto empresarial, esta abordagem envolve a utilização apenas dos produtos, serviços, conjuntos de dados e plataformas considerados essenciais para a eficiência operacional e a inovação.

Uma abordagem mais sustentável pode beneficiar as empresas, os consumidores e o ambiente, uma vez que, os clientes também estão preocupados com as questões ambientais e, muitas vezes, optam por companhias e marcas sustentáveis. Portanto, alcançar uma imagem de marca “verde” pode diferenciar a sua empresa e impulsionar o crescimento da receita.

Na medida em que a sustentabilidade se torna uma prioridade global, muitos governos e organizações estão mudando para fornecedores ambientalmente responsáveis. Isto permite que as empresas “verdes” entrem em novos mercados, garantam mais clientes e ganhem vantagem competitiva.

Alcançar a sustentabilidade através da digitalização

A transição para processos mais sustentáveis pode levar à economia de custos, eficiência operacional e mais lucros. Mesmo que, tudo isto pareça promissor, existem compromissos significativos entre a transformação digital e a sustentabilidade.

Embora a digitalização tenha trazido benefícios significativos, ainda continua tendo uma pegada de carbono significativa. As prioridades estratégicas conflitantes dentro das organizações e a falta de uma abordagem consistente colocam barreiras adicionais.

Os líderes empresariais podem enfrentar estes desafios adotando uma abordagem estratégica à dupla transição. Um bom ponto de partida é definir objetivos claros para a digitalização e a sustentabilidade, com foco em áreas de negócio avançadas.

Ao mesmo tempo, é crucial definir objetivos para cada área, garantir as competências necessárias para uma transição bem-sucedida e visar a suficiência digital. Isto requer uma nova abordagem para a adoção de iniciativas digitais e verdes, permitindo a transferência do conhecimento e da tecnologia.

O que mais importa é ter um roteiro de transição dupla bem definido antes de começar. Não espere mudar as coisas da noite para o dia. Este processo leva tempo e requer uma mudança fundamental na estratégia empresarial, mas os resultados valerão a pena.

Ao adotarem tecnologias digitais, as organizações podem atingir os objetivos de sustentabilidade, contribuir para os esforços ambientais globais, satisfazer as expectativas em evolução e criar valor a longo prazo tanto para os negócios como para o planeta. É um caminho essencial para um futuro mais sustentável e resiliente para as empresas e o conjunto da sociedade.

Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam.

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