A Ericsson, fabricante de equipamentos de rede de telecomunicações, registrou queda de 30% no lucro líquido no primeiro trimestre, o qual recuou para US$ 223,4 milhões, contra US$ 322,7 milhões registrados em igual período do ano passado.
A receita da companhia, entretanto, cresceu 12% no período, saltando para US$ 6,15 bilhões no primeiros três meses do ano, na comparação com os US$ 5,48 bilhões registrados um ano antes.
A região responsável pelo maior avanço dos negócios da Ericsson foi a da Ásia-Pacífico, onde as vendas da companhia saltaram 26%, para US$ 2,02 bilhões. Outra região que apresentou bom desempenho foi a que engloba Europa, Oriente Médio e África (chamada de EMEA), a qual contabilizou vendas 12% superiores, totalizando US$ 1,55 bilhão.
Na América do Norte, a receita da empresa foi de US$ 645,4 milhões, alta de 21%. Já na América Latina, as vendas da Ericsson cresceram somente 4%, totalizando receita de US$ 546,1 milhões. A única região em que os negócios tiveram declínio foi a da Europa Oriental, onde a receita recuou 4%, caindo para US$ 1,39 bilhão.
Segundo a Ericsson, o impacto da crise econômica no setor de mobilidade até agora foi limitado. Porém, segundo a empresa, algumas operadoras que atuam em mercados nos quais a demanda caiu drasticamente têm adiado os investimentos.
Para evitar nova queda no lucro nos próximos trimestres, a Ericsson anunciou um plano de corte de custos para economizar US$ 1,2 bilhão até meados de 2010.
Retração na demanda derruba lucro da Ericsson
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