Publicidade
Início Notícias Inovação Novo reitor da PUC-Rio lança projetos de inovação

Novo reitor da PUC-Rio lança projetos de inovação

0
Publicidade

Um dia depois de assumir a reitoria da PUC-Rio, o Padre Anderson Antonio Pedroso preside, na manhã desta sexta-feira, 1 , o lançamento da pedra fundamental do Parque de Inovação da Gávea, no campus da universidade.  Também anuncia um projeto inovação que envolve diversas unidades da PUC para estimular ideias e invenções, principalmente de alunos da graduação, que possam evoluir para a criação de startups. As duas iniciativas têm apoio da Faperj, cujo diretor de Tecnologia, Maurício Guedes, estará no evento.

O Projeto “Ecossistema de Formação e Inovação para a Sociedade Digital Inclusiva e Sustentável”, coordenado pelo professor Marcelo Gattass, do Instituto Tecgraf da PUC-Rio, busca gerar inovação combinando competências dos diversos Centros, Departamentos e Unidades Complementares da PUC. Para isso, se estrutura em torno de dois espaços: o InovaFab, para alunos de graduação, e o DH Lab. Também estão envolvidos a Agência de Inovação (AGI) e o Instituto Gênesis, pioneiro no desenvolvimento de startups em ambientes universitários cariocas.

Padre Anderson Antonio Pedroso

Em complemento aos outros espaços de inovação da PUC, o projeto tem apoio direto da Reitoria e será aberto aos alunos de cursos de graduação que tenham uma ideia na cabeça e disposição para concretizá-la. No mês de julho, será aberto o primeiro período de inscrições para os interessados se candidatarem a receber o apoio.

Um dos diferenciais do novo laboratório será priorizar propostas que envolvam mais de um curso de graduação, estimulando o espírito universitário. Se um estudante de Engenharia, por exemplo, quiser desenvolver um equipamento urbano dentro do mote de “Cidades inteligentes e sustentáveis”, uma boa iniciativa pode ser convidar um colega do curso de Design para participar da criação.

O InovaFab, coordenado pelo decano do CTC e professor do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, Sidnei Paciornik, será um espaço maker de 400 metros quadrados para uso de alunos de graduação da PUC. Terá área de coworking e diversos laboratórios específicos de fabricação com tecnologias como impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), braço robótico, corte a laser e eletrônica vestível. Sua missão é estimular a transdisciplinaridade e a troca de linguagens e conhecimentos.

Os projetos de alunos de graduação serão selecionados a partir de editais internos e receberão recursos para desenvolvimento de protótipos. Os melhores deste “nível micro” receberão aporte adicional para gerar os chamados MVPs – Minimum Viable Products – Produtos Minimamente Viáveis, o “nível meso”. Desta forma, a inovação gerada pelos estudantes será apoiada para crescer em complexidade e viabilidade.

Já o DHLab, Digital Humanities Lab, também destinado aos níveis micro e meso de inovação, é mais voltado para cursos de pós-graduação. É coordenado pela professora Monica Herz e originalmente financiado pela Finep, visando trazer os conhecimentos do mundo digital para alunos de pós-graduação, pesquisadores e professores da área de Humanidades. O espaço oferecerá oficinas e workshops, com equipamentos modernos para propiciar a experiência da digitalização a pessoas com formação em Ciências Humanas e Sociais.

Os projetos aprovados podem seguir para obter apoio de outras duas importantes unidades do ecossistema de invenções da PUC-Rio. O primeiro é a Agência de Inovação, coordenada por Bruno Feijó e responsável pela gestão da Política de Inovação da PUC-Rio. O outro é o Instituto Gênesis, já no nível macro de criação de starups e de incubação de empresas, dirigido por João Gabriel Hargreaves.

Ao lado da pedra fundamental do Parque de Inovação da Gávea será colocada uma cápsula do tempo, contendo uma Carta do Futuro e lembranças do noticiário e fotos atuais, que deverá ser aberta nas comemorações do centenário da PUC-Rio, em 2040.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile