Publicidade
Início Notícias Seminário cobrará que dinheiro do Fust seja usado para universalizar a internet

Seminário cobrará que dinheiro do Fust seja usado para universalizar a internet

0
Publicidade

A Câmara dos Deputados promove no dia 7 de novembro o seminário "Internet para Todos – Uma Estratégia Focada nos Municípios". O objetivo será discutir e cobrar do governo o uso de mais de R$ 4 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para garantir o acesso à internet a partir dos municípios.

O Fust recebe 1% da receita operacional bruta das concessionárias de telefonia e tem recursos superiores a R$ 4 bilhões. O dinheiro está retido no caixa do Tesouro. Enquanto isso, no Brasil, apenas 12% da população tem acesso ao computador e 8%, à internet.

O seminário foi sugerido pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Substitutivo apresentado por ela ao Projeto de Lei 3839/00, do deputado Iris Simões (PTB-PR), prevê a aplicação do fundo na universalização de todos os serviços de telecomunicações, entre eles a internet em banda larga. As prefeituras, com isso, poderiam oferecer acesso à internet e à telefonia por internet. A proposta garante a outorga gratuita aos municípios da licença e da freqüência necessária para a implantação do serviço.

A Lei Geral de Telecomunicações e a Lei 9998/00, que criou o Fust, prevêem a utilização dos recursos do fundo apenas para universalizar a telefonia fixa. Para Erundina, porém, é mais importante garantir o acesso de todos à internet. "Queremos tornar a internet um serviço público, como é a iluminação de ruas e praças. Passa a ser obrigação do estado oferecer ao cidadão amplo e livre acesso à internet, mesmo que, para isso, sejam cobradas taxas."

A deputada lembra que a proposta não tem o apoio das empresas operadoras de telefonia, que poderão ver seus lucros reduzidos.

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever no endereço http://www2.camara.gov.br/eve/Internetparatodos/inscricao.

Com informações da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile