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Action Labs oferece plataforma de gestão de mídia on-line baseada em dados

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Nunca o brasileiro comprou tanto pela internet. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro partiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017, ano em que alcançou 12% de crescimento. Segundo o relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit, o número de consumidores ativos no país (aqueles que realizaram ao menos uma compra digital no ano) chegou a 55 milhões em 2017, uma alta de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior.

Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs, explica que para acompanhar essa crescente demanda é importante que as empresas que trabalham com e-commerce estejam preparadas para trabalhar cirurgicamente seus planos de mídia on-line. “Ser específico é fundamental, exibindo o anúncio certo no momento certo, e conduzindo o consumidor ao longo da jornada de compra com o mínimo de ruído possível. É preciso adaptar as mensagens de cada produto e para cada público, entendendo o seu contexto – e fazer isso sem uma plataforma de automatização como o DDAds (Data Driven Ads) é impossível”, analisa Paulo.

Por isso, muitas empresas têm aderido ao DDAds, novidade em gestão de mídia on-line no Brasil. É uma plataforma de gestão de campanhas de links patrocinados (Google Adwords) que automatiza todo o processo. O DDAds, idealizado pela Action Labs, permite a criação automática de milhares de campanhas, anúncios e palavras-chave específicos para cada produto, categoria e região.

Felipe de Alvarenga Leite, diretor de Tecnologia da Action Labs, destaca que sem o DDAds seria necessária uma grande equipe de especialistas em links patrocinados para criar campanhas e anúncios, segmentar perfis, analisar os resultados e otimizar as abordagens manualmente. “Na prática, é inviável. Por isso, a plataforma segue as mais modernas tendências de gestão de mídia – a automatização, para distribuir a comunicação mais próxima do contexto do usuário, na hora certa, no lugar certo, com a mensagem certa”, explica.

“É uma nova forma de gerenciar as campanhas de comunicação digital – totalmente focada em resultados, com otimização em tempo real. Além disso, a torna mais eficaz, pois aumenta o ROI (Return over Investment, indicador para saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento realizado). Com isso, é possível melhorar os resultados dia a dia, hora a hora, minuto a minuto”, complementa Alvarenga.

Atualmente, fala-se muito em campanhas Data Driven, estratégia direcionada pelos resultados, que ajudam as empresas a errar menos em suas estratégias. “O modelo Data Driven é o futuro da distribuição de mídia e o DDAds viabiliza isso hoje, para empresas dos mais variados portes”, destaca Paulo Renato.

Segundo Paulo, qualquer negócio pode optar pelo uso do DDAds, independente de ser e-commerce ou não. O iCarros, portal do Itaú de classificados de carros, já utiliza a plataforma, por exemplo.

Gestão eficiente e econômica

Ele explica que ao viabilizar a gestão, o DDAds melhora o desempenho de uma campanha com um CPC (custo por clique) mais baixo e uma taxa de conversão mais alta. “O resultado é um retorno sobre o investimento (ROI) otimizado para toda a campanha. Em alguns casos chegamos entre 20% e 50% de aumento na eficácia da campanha – ou seja, com a mesma verba tem-se de 20% a 50% mais conversões”, acrescenta.

A plataforma tem a capacidade para atender grandes campanha. “Já temos clientes que utilizam o DDAds para administrar campanhas de mais de R$ 2 milhões/ano só em links patrocinados”, afirma o diretor, ressaltando que o custo da licença varia de acordo com as ferramentas utilizadas e grau de personalização da solução, mas fica em torno de 4% do valor investido.

Próximos passos

O foco da Action Labs, laboratório focado em inovação e design de produtos e serviços digitais, é aumentar as integrações com Google Shopping e implementar o gerenciamento dinâmico de Bids. “O DDAds vai passar a atuar diretamente nas ofertas para o leilão de cliques do Google, de acordo com a qualidade dos leads que cada campanha gera para o anunciante”, explica.

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