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Indra fecha contratos no valor de 10 milhões de euros no Brasil

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A Indra anunciou nesta terça-feira, 31, que firmou dois contratos que, juntos, somam mais de 10 milhões de euros. O acordo foi fechado em conjunto com a empresa local Esteio, para implementar sistemas de pedágio em três importantes trechos de uma rodovia do Sul do país e instalar sistemas de gestão do tráfego inteligente em um deles.
Além disso, Indra e Esteio desenharão e colocarão em funcionamento um sistema de gestão de tráfego metropolitano na cidade de Curitiba, no Paraná. As duas empresas, por meio da joint venture Iessa, equiparão com o sistema de pedágio o trecho de 382 quilômetros da rodovia do Litoral Sul, que une Curitiba à Florianópolis, e 412 quilômetros da rodovia Planalto Sul, que vai desde a capital paranaense até Lages. Os trechos são de duas das principais rodovias brasileiras. A rodovia do Litoral Sul une as populações costeiras do Brasil e a do Planalto Sul, atravessa o país de Norte a Sul e forma parte da Rodovia Panamericana.
Os dois projetos, assinandos com a concessionária de rodovias OHL Brasil, estão previstos para ser finalizados antes do fim deste ano. O pedágio da rodovia Litoral Sul contará com 114 vias de cobrança manual e 20 vias de cobrança automática, enquanto que a de Planalto Sul terá 36 vias de cobrança manual e 16 de cobrança automática.
Em outro contrato, a Acciona, por meio da concessionária Rodovia do Aço, contratou a Indra e a Esteio para a implantação de um sistema de pedágio e dos sistemas de gestão de tráfego inteligente do trecho de 200 quilômetros da rodovia que liga a cidade de Volta Redonda com Três Rios, ambas no Rio de Janeiro. Trata-se de um importante eixo que evita que o tráfego da região de Minas Gerais tenha que passar pela cidade do Rio de Janeiro para chegar à São Paulo.
Os sistemas de gestão instalados recolherão informações em tempo real sobre a densidade do tráfego, tipo de veículos que circulam e as condições meteorológicas de chuva, temperatura e visibilidade. Por meio dos painéis de sinalização variável, os técnicos da concessionária poderão regular o tráfego e advertir os condutores de diversas situações, como retenção ou existência de névoa ou chuva, elevando o nível de segurança.
Por último, Indra e Esteio se encarregarão de desenhar o sistema de gestão do tráfego urbano, com prioridade para o transporte público da Linha 1 de ônibus e da avenida Marechal Floriano, na cidade de Curitiba. Trata-se de um dos eixos principais que conduzem o tráfego na cidade e que serão regulados com o sistema Hermes desenvolvido pela Indra. Este projeto integrará o controle dos sistemas de semáforos, painéis de mensagens variáveis e identificação de ônibus, e reduzirá o tempo de viajem da Linha 1 em 15%.

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