Publicidade
Início Notícias Itaipu adere ao Programa de Software Livre Público Internacional

Itaipu adere ao Programa de Software Livre Público Internacional

0
Publicidade

A Itaipu Binacional vai integrar as ações do Programa de Software Livre Público Internacional, desenvolvido pelas Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O compromisso foi firmado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, durante a abertura da 5ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2008), em Foz do Iguaçu, na quinta-feira, 30.
O projeto de software público internacional envolve nações no mundo inteiro com o objetivo de apoiar iniciativas de software livre e aberto e incentivar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na área.
Para Samek, a iniciativa é uma oportunidade para o desenvolvimento da região da fronteira e de toda a América Latina com o uso de ferramentas tecnológicas. “Queremos desenvolver as empresas com nova tecnologia, incentivar o processo de educação, o acesso democrático às informações e promover uma verdadeira revolução de conhecimento”, afirmou.
Ele destacou o importante papel desempenhado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) no processo de “libertação do saber”, conforme definiu, e lembrou que em pouco tempo Foz do Iguaçu sediará a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). “Vivemos num mundo livre, onde as pessoas podem desenvolver o conhecimento e dispõem das ferramentas necessárias para isso. E o software livre é o símbolo deste novo momento de integração e de evolução social”, frisou.
Empresa integrada
Durante a abertura, a Itaipu Binacional também aderiu ao projeto do governo federal “4CMBR: Comunidade, Conhecimento, Compartilhamento e Colaboração dos Municípios Brasileiros, na área de software livre”. “A Itaipu Binacional mostra o exemplo para outras empresas ao aderir a esses projetos e o compromisso social e público ao disponibilizar ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de sociedades abertas da informação”, ressaltou Corinto Meffe.
Samek, assinou ainda o protocolo para o uso de padrões abertos do governo federal dirigido a órgãos e empresas públicas, para a troca de documentos entre órgãos públicos federais. Esses padrões possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, sejam elas internas ou externas; permitem sua aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties e podem ser implementados por múltiplos fornecedores de programas, em diferentes plataformas, sem ônus relativos à propriedade intelectual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile