Publicidade
Início Notícias Abinee critica suspensão de incentivos à produção de tablets em SP

Abinee critica suspensão de incentivos à produção de tablets em SP

0
Publicidade

A liminar concedida pelo Superior Tribunal Federal (STF), que suspende incentivos fiscais à produção de tablets no estado de São Paulo por meio de tratamento tributário diferenciado quanto ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prejudicará o consumidor e as empresas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A decisão foi tomada após a concessão de liminar em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4635) impetrada pelo governador do Amazonas, Omar Abdel Aziz, com o argumento de que prejudica a Zona Franca de Manaus.

Segundo a Abinee, a decisão do STF também atinge produtos como celulares, infraestrutura de telecomunicações, desktops, notebooks, tablets, servidores, monitores, impressoras, automação comercial, bancária e industrial, além de componentes semicondutores. Com a ADI, os preços destes produtos podem ser elevados em até 10%, dependendo da alíquota do ICMS, alega a instituição.

Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a medida provavelmente acirrará a “tão nociva guerra fiscal entre os Estados”. “Há anos vem sendo desenvolvido grande esforço dos setores público e privado, junto aos governos federal e estaduais, visando encontrar um ambiente de competição leal entre as unidades da federação, incluindo neste contexto o Amazonas”, defende, em nota.

Barbato ainda acredita que a liminar deixa a indústria em situação “extremamente delicada”, prejudicando os planos de investimento. “A guerra fiscal e a insegurança jurídica poderão, até mesmo, obrigar o governo de São Paulo a adotar medidas de retaliação”, afirmou.

Em Brasília, a associação propôs em caráter de urgência a realização de uma reunião do Conselho de Política Fazendária ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para debater a questão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile