Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Mobile marketing: é preciso diferenciar personalização de invasão

Mobile marketing: é preciso diferenciar personalização de invasão

0
Publicidade

O celular é uma ferramenta poderosa para a comunicação entre marcas e seus consumidores. Cada vez mais, com análise de dados e algoritmos eficientes, é possível entender os clientes e realizar uma comunicação personalizada através dos smartphones. Porém, é preciso evitar que a personalização seja entendida como uma invasão de privacidade, alertam especialistas presentes em um painel sobre o tema no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira, 1.

O opt-in é essencial, mas não suficiente. A comunicação deve estar adequadamente contextualizada, para não despertar qualquer dúvida ou incomodar o consumidor. “É preciso informar como você conseguiu aquela informação utilizada na comunicação. Isso precisa estar claro para o consumidor”, disse Kelly Ahuja, vice-presidente sênior de produtos e soluções da Cisco.

“Você tem que entender o usuário antes de personalizar. Não adianta, por exemplo, enviar um monte de mensagem para atrair à sua loja alguém que já é um frequentador assíduo”, comentou Nick Dutch, diretor digital da Domino’s no Reino Unido. A Domino’s foi a primeira rede de pizzarias da Inglaterra a adotar um site e um app móveis. Hoje, 50% dos seus pedidos on-line provêm de dispositivos móveis.

Redes sociais

A personalização passa também pelo acompanhamento dos consumidores nas redes sociais e suas interações com as marcas. Para Chris Moody, diretor do Twitter, as marcas aproveitam apenas 10% das oportunidades existentes para se comunicarem com consumidores, porque agem somente quando os nomes de seus produtos são mencionados. “Quando as marcas deixarem de ser reativas e passarem a ser pró-ativas nas redes sociais, a mudança será enorme”, comentou. Contudo, novamente, será preciso ter cuidado para não assustar o usuário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile