Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting, e divulgada nesta semana, indica o impacto financeiro do Zoom em organizações, incluindo economia de custos e outros benefícios para os usuários. Entre os destaques está o fato de que a plataforma proporciona aos empreendimentos a oportunidade de gerar conexões mais significativas, evolução da produtividade e um retorno sobre investimento – ROI – de até 261% em menos de seis meses.
O levantamento foi feito com a colaboração de líderes empresariais que utilizam a plataforma para desenvolverem seus negócios. Eles destacam o impacto que o Zoom tem em suas organizações e suas conexões com clientes.
O Zoom fornece uma estrutura para empresários que desejam entender seu investimento em comunicações unificadas. “O Impacto Econômico Total da Plataforma de Comunicações Unificadas Zoom” – estudo conduzido pela Forrester Consulting – revelou que uma organização usando o Zoom pode:
• Melhorar a produtividade dos colaboradores, adicionando até 52 minutos de rendimento por funcionário por semana, o que equivale a uma média de 4 horas por semana.
• Acelerar a eficácia do ciclo de vendas, melhorando o tempo de retorno dos negócios em 70%
• Simplificar a manutenção em questões referentes à tecnologia, reduzindo o tempo de solução de problemas em 75%
• Eliminar soluções redundantes e reduzir as viagens para economizar milhões anualmente
Para quantificar esses indicadores, a Forrester Consulting entrevistou diversos tomadores de decisão em organizações que usam o Zoom. Embora toda empresa varie em tamanho e segmento, muitas registraram economias significativas e outros benefícios foram conquistados com a implementação do Zoom.
Esses dados também ajudaram a Forrester Consulting a construir um modelo financeiro que comprova como uma organização usa o Zoom e dispõe de US$ 46,23 milhões ao longo de três anos versus custos de US$ 12,81 milhões, somando um valor presente líquido de US$ 33,42 milhões e um ROI de 261%.
O estudo ressalta ainda que o Zoom oferece recursos que proporcionam melhor desempenho organizacional, com destaque para o período durante a pandemia da COVID-19. Isso aumentou a satisfação dos colaboradores e clientes e confirma o que o mundo testemunhou quanto ao crescimento de clientes e do uso do Zoom.